Enviado via iPhone
Início da mensagem encaminhada
De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
Data: 15 de junho de 2012 19:03:31 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 16/6/2012 - E a sua mãe guardava tudo isso no coração.
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
Leituras do dia:Is 61,9-11
(Sl)1Sm 2,1.4-8ESCUTA DA PALAVRA - VEREvangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 2,41-51
"Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:
- Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.
Jesus respondeu:
- Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?
Mas eles não entenderam o que ele disse.
Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração."MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)Meditação:A festa do Coração de Maria nos dá a dimensão de um traço essencial na vida cristã: a memória do martírio. Em um mundo que não admite qualquer tipo de dor, muitos de nós temos dificuldade de aceitar essa dimensão de sofrimento da existência humana, porém, são duas realidades que estão intimamente ligadas. A palavra recordar significa literalmente "voltar a colocar algo no coração".
De fato, a cada momento acrescentamos novas vivencias em nós: memória de alegrias, mas também de feridas que necessitam ser compreendidas e curadas. O evangelho propõe a figura de Maria como aquela que, mesmo em meio ao sofrimento, consegue apaziguar a dor que sente. Nesse sentido, somos convidados a contemplar o testemunho martirial do Coração de Maria.
Ela foi testemunha excepcional da vida, morte e ressurreição de seu filho. O coração de Maria é a sede onde habita a memória do crucificado e, sobretudo, o lugar do encontro para uma humanidade reconciliada na justiça e no amor.
Hoje celebramos a excepcional capacidade desta mulher não só de perdoar os agressores, mas também de conservar o testemunho de justiça e verdade. Nesse sentido, Maria é espelho, consolo e esperança para todos nós. Na dor, no sofrimento, olhe para ela e, com ela, busque um novo sentido para a sua vida.Maria tem lugar na minha casa, os meus relacionamentos, no meu trabalho? Ela me orienta a "fazer tudo que Jesus disser"?
Reflexão Apostólica:"Guardando tudo em seu coração, na meditação e na oração, Maria irá percebendo a missão libertadora e vivificante de seu filho Jesus."
Quem já teve uma filha ou um filho perdido sabe ou entende o desespero de Maria ao perceber que seu menino Jesus não estava mesmo com nenhum dos parentes. Para ela, ele tinha se perdido! É um estado de pânico daqueles que você começa a rezar o Pai Nosso um atrás do outro e não termina nenhum. Pais. Quando saírem com seus pequeninos, principalmente em uma viagem, cuidem bem para que não se percam. Garanto-lhes que é uma experiência horrível!
Mas o Menino Jesus estava bem tranquilo, dando um verdadeiro show de poder divino aos doutores, os quais estavam de boca aberta, sem entender o que viam, e ouviam. Um menino que sabia tudo. E o pior, sabia mais do que eles. Se de um lado estavam maravilhados, por outro estavam preocupados, pois não suportavam nenhuma concorrência. Eles eram os doutores e então como pode ter surgido alguém que sabe mais do que eles? Ainda mais, esse alguém nada mais era do que uma criança. E como pode saber tudo aquilo sem ter estudado? Só que não se tratava de um menino qualquer. Ele era homem e Deus.
Pouco ou quase nada sabemos da infância de Jesus. Mas esta passagem é muito rica, dando-nos muitas pistas para refletir.Jesus, o menino, não foi malcriado ao dar esta resposta à sua mãe. Ele só estava justificando o seu comportamento. Maria, apesar de saber que seu Filho era especial, movida da emoção própria de uma mãe, por um instante ficou sem saber o que dizer depois da resposta do seu querido filho. O evangelista afirma que ela ficou sem entender o porquê daquela resposta.
Nós também não entendemos algumas palavras de Jesus. Confesso que, às vezes, leio o evangelho do dia e fico parado, pensando. Finalmente uma reflexão que eu vou ter de pular, pois não vejo nada para comentar ou refletir nesta passagem.
Só que, como acontece com a Santíssima Trindade, que só pode ser entendida com os olhos da fé, nem sempre entendemos Jesus com a nossa inteligência, mas sim com os olhos da nossa fé, e com a ajuda do Espírito Santo.
Então, eu fecho os olhos, peço ajuda, e a ajuda sempre vem. Aí eu escrevo o que o Espírito de Deus faz brotar em minha mente. Dias depois, leio o que escrevi e penso: Fui eu mesmo quem escreveu isto?O espanto se justifica porque não sou capaz de escrever nenhum comentário sobre a Palavra de Deus. Eu apenas empresto meus dedos para digitá-los.
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)Oração: Espírito que orienta nossa vida para Deus, ajuda-me a crescer, cada dia, em sabedoria e graça, buscando, como Jesus, adequar minha vida ao querer do Pai.REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)Propósito: Rezar, com Maria, agradecendo as maravilhas de Deus.RETIRO - CONTEMPLAÇÃO(Para onde Deus quer me conduzir?)- Mergulhar no mistério de Deus.- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).- Saborear Deus. Repousar em Deus.- Ver a realidade com os olhos de Deus.
__._,_.___
Troca de e-mail
===============
Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.
Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
=======================================
(1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
(2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
(3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
(5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br
(6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
(7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br
Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".
Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário