Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 20 de junho de 2012

    “Se você quer admirar uma dança, sabe aonde ir… Mas não na Missa!” (Cardeal Arinze)




    Bíblia Católica News



    16 junho 2012 Autor: Bíblia Católica | Postado em: Doutrina Católica
    51
    Fonte: O Catequista

    Em 2002, na Cidade do México, durante a Missa que celebrou a canonização de Juan Diego, índios realizaram danças diante do Papa João Paulo II. Deem uma olhada no vídeo, que pitoresco!



    E aí, o que vocês acharam da dança e dos trajes do corpo de baile indígena? Eu achei o máximo, lindíssimos. Só me incomodei com um detalhe: os dançarinos estavam na hora e no lugar errados. O templo de Deus – no caso, a Basílica da Virgem de Guadalupe – não é lugar para esse tipo de coisa, muito menos durante uma Missa. Além do mais, a apresentação lembra muito mais um ritual pagão (se é que não o foi, de fato) do que um rito cristão.

    Eventos como esse acabaram por abrir um precedente desastroso. Milhares de sacerdotes e leigos em todo o mundo se acharam no direito de inserir os mais variados e bizarros remelexos na liturgia. Já ouvi falar de gente fazendo dança do ventre na Missa e já vi jovens de mini-saia sambando em frente ao altar (ué, se os dançarinos mexicanos podem exibir coxas e barrigas na igreja, porque não elas?). Em um post sobre as “missas avacalhadas“, mostramos um vídeo em que um casal com pouca roupa requebra em uma Missa ao som de “Pérola Negra”, de Daniela Mercury.

    Diante de tanta zona, é um alento ter acesso às orientações do Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos entre 2002 e 2008. Em um evento, ele respondeu com muito bom-humor a perguntas sobre a “dança litúrgica”. No vídeo, que vimos no blog Missa aos Domingos, o Cardeal nigeriano enfatiza que “A dança é algo estranho ao rito latino da Missa”, e não deve ser realizada em nenhum momento da liturgia. Ele pondera, porém, que os povos de cultura asiática e africana podem realizar alguns movimentos refinados, típicos de sua cultura, no momento do ofertório, por exemplo.

    MAS ATENÇÃO: o cardeal falou que os bispos – em especial aqueles dos países africanos e asiáticos – devem avaliar a possibilidade de autorizar movimentos REFINADOS na Missa, não danças. NÃO É PRA DANÇAR NUNCA!



    O Papa Bento XVI, em seu livro “El espíritu de la liturgia – Una introdución”, já havia esclarecido esta questão (tradução e grifos nossos):

    “A dança não é uma forma de expressão da liturgia cristã. Houve círculos docéticos-gnósticos que pretenderam introduzí-la na liturgia cristã, por volta do século III. Para eles, a crucificação era só aparência (…), de tal maneira que o baile podia ocupar o lugar da liturgia da cruz (…). As danças cultuais das diversas religiões têm finalidades diversas: encantamento, magia analógica, êxtase místico; nenhuma destas figuras corresponde à orientação interior da liturgia do ‘sacrifício da palavra’.
    “O que é completamente absurdo é quando, com a intenção de fazer com que a liturgia que seja mais ‘atrativa’, se introduzem pantomimas [gestos teatrais] em forma de dança. Quando é possível, se realizam inclusive com grupos de dança profissionais que, frequentemente, terminam com aplausos (…). Quando se aplaude pela obra humana dentro da liturgia, nos encontramos diante de um sinal claro de que se perdeu totalmente a essência da liturgia, que foi susbstituída por uma espécie de entretenimento de inspiração religiosa.”
    Na contramão das orientações do Papa, sacerdotes e leigos, por orgulho, por vaidade ou por pura desinformação, continuam a promover essa porcaria chamada “dança litúrgica”, que só serve para transformar o templo de Deus num circo de bizarrices ou num arremedo de culto pagão. Pior ainda é quando o presbitério vira um cabaré de carolas, onde rapazes saradinhos aproveitam a desculpa da “arte” para fazer performances sem camisa e moças fazem movimentos sensuais com roupas colantes.





    É preciso considerar que, muitas vezes, os realizadores desse tipo de abuso não o fazem por maldade; há entre eles cristãos sinceros e bem intecionados. Porém, isso não anula o fato de estarem incorrendo em um grave erro, que fere a dignidade do templo e a sacralidade da liturgia. É preciso mostrar a estas pessoas o seu engano, e ajudá-las a compreender mais a fundo o significado sacrificial da missa. É preciso fazê-las entender que a “liturgia da cruz” não suporta esse tipo de firulas. Muitos católicos estão com um pé no paganismo; se ninguém fizer nada, não tardarão a enfiar os dois pés.

    Os grupo de dança paroquiais podem ser muito bons e úteis, desde que saibam o seu lugar. Podem atuar nos salões paroquiais, como disse o Cardeal Arinze, mas não devem continuar a fazer o presbitério de palco. O Senhor derrama Seu precioso Sangue sobre o altar a cada Missa… Será que é tão difícil de entender isso?

    Os sacerdotes e leigos que desejam ser fiéis ao magistério da Igreja devem se perguntar com honestidade: essa dança ou teatro que estamos planejando é uma expressão autêntica da liturgia cristã, ou não passa de um “entretenimento de inspiração religiosa”, como disse Bento XVI? É preciso ter humildade e amor pela Verdade; assim, poderemos nos desapegar dos nossos gostos e opiniões pessoais sobre a liturgia e ser mais fiéis àquilo que a Santa Igreja determina.

    Pra encerrar, #ficaadica do Cardeal Arinze pros sacerdotes e leigos membros de “ministérios da dança” espalhados pelo Brasil afora:

    “As pessoas que estão discutindo dança litúrgica deveriam usar o seu tempo rezando o Rosário, ou (…) lendo um dos documentos do Papa sobre a Sagrada Eucaristia. Nós já temos problemas suficientes. Por que banalizar mais? Por que dessacralizar mais? Já não temos confusão suficiente?”

    Posts relacionados:

    Versus Deum per Iesum Christum
    Santa Sé pede que se omita termo «Javé» na Liturgia
    Comissão prepara parte litúrgica da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe
    “Joelhofobia”
    Presença Real
    Motu Próprio Summorum Pontificum
    Cardeal Cañizares: «adorar Deus é o que muda a vida dos cristãos»
    More Sharing ServicesShare|Share on bloggerShare on emailShare on facebookShare on twitter

    51





    Quer receber nossas novidades? Faça como 17926 outras pessoas e assine o nosso RSS ou receba as atualizações por email enviadas diretamente para sua caixa de entrada.

    RSS para os comentários deste post
    TrackBack URI

    Tags: achei, baile, Culto, daniela mercury, disciplina, exibir, Francis Arinze, Guadalupe, joão paulo, Jovens, juan diego, Missa, o mundo, podem, rito, Sacramentos, saia, ter, virgem, Youtube
    Share

    Logar
    Seguir a discussão
    Comentários
    Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!
    Postar um novo comentário
    Embed video

    Comentar como Visitante, ou logar:
    Logar no IntenseDebate
    Login to WordPress.com
    Logar no Twitter
    facebook
    Nome Email Website (opcional)

    Mostrar junto aos seus comentários.


    Não mostrado publicamente.


    Se você tem um website, linke para ele aqui.

    Enviar Comentário
    Assinar
    Siga-nos

    Share on facebook Share on twitter Share on youtube Share on rss






    Bíblia Católica Online
    bibliacatolica

    bibliacatolica João Paulo II foi o "amigo da humanidade", recorda seu mestre de cerimônias. via @bibliacatolica bit.ly/oxpwpz
    6 hours ago · reply · retweet · favorite

    bibliacatolica Ensinamentos dos Papas sobre o Socialismo. via @bibliacatolica bit.ly/wljK4s
    4 hours ago · reply · retweet · favorite

    bibliacatolica Expoente muçulmano: «Vaticano leva Islã a sério». via @bibliacatolica bit.ly/nIvZNI
    2 hours ago · reply · retweet · favorite

    bibliacatolica Igreja ortodoxa convida católicos a jejuar juntos nesta Quaresma. via @bibliacatolica bit.ly/o5sr41
    yesterday · reply · retweet · favorite

    Join the conversation
    Novidades deste blog

    Digite seu endereço de e-mail para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.




    Tag cloud

    súplica confirmou Baptista levou norma Nosso Senhor De Cristo acolhido juan de dios monte mar Agostino fármaco Santa Igreja padre lombardi giovanni maria ausência martírio outros países viverá ditadura do relativismo incorreto marista bilheteria Concílio de Nicéia teólogo Union enfrentar água dizer Irlanda Kipur milênio plataforma fatos iluminar católicos romanos Respondeu konzerthaus derrubar amor de cristo Luis perfume Venerini alojamento escritor
    Bíblia Católica Online

    Livro:

    Capítulo:

    "Javé, tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. Todos os meus caminhos te são familiares."(Salmo 139)

    Livros recomendados



    Categorias

    Apologética
    Bíblia
    Doutrina Católica
    Espiritualidade
    Evangelho do dia
    História da Igreja
    Igreja
    Mundo
    Outros
    Podcast
    Protestantismo
    Santa Sé
    Santos da Igreja
    Seitas e Heresias
    Sem categoria
    Vídeos
    Arquivos


    Links Católicos

    Apologistas Católicos
    Bíblia Católica Online
    Católicos do Brasil
    Comunidade Mariana Boa Semente
    Cristoatividade Web Rádio Católica
    Doutrina Católica
    Encontro com o Bispo
    Google Católico
    O Catequista
    Padre Marcelo Rossi
    Padre Paulo Ricardo
    Pastoralis
    Reino da Virgem Mãe de Deus
    Sociedade Católica
    Tradição Católica
    Universo Católico
    Vaticano
    Veritas Ipsa
    Veritatis Splendor
    Voz da Igreja
    Web Rádio Rainha dos Apostolos
    Wikatolica
    Posts Recentes

    “Se você quer admirar uma dança, sabe aonde ir… Mas não na Missa!” (Cardeal Arinze)
    Um estudo revela que pessoas criadas por gays têm mais problemas
    Cardeal Herranz assegura que há mais mártires atualmente que em qualquer momento da história
    Famoso exorcista Pe. Fortea: Sacerdotes devem vestir-se como tal
    Bento XVI: Os católicos devem ser fiéis à Igreja e ao Papa
    Deus proibiu a fabricação de imagens?
    Bento XVI: Não há futuro para a humanidade sem a família Constituída sobre o matrimônio entre homem e mulher
    QR Code



    Nossos Parceiros



    Publicidade






    Meta

    Registrar-se
    Login
    Posts RSS
    RSS dos comentários
    WordPress.org

    Login rápido



    Mais populares
    Carta aberta ao Pe. Fábio de Melo (60)
    Quem fundou a sua Igreja? (53)
    Quem é a Pedra: Jesus ou Pedro? (45)
    DENÚNCIA: Perseguição contra o Padre Paulo Ricardo na Arquidiocese de Cuiabá (44)
    Adorar imagens? (39)
    Protestantes dizem que Católicos não lêem a Bíblia (38)
    Escola da Fé – Pe. Paulo Ricardo responde a telespectador protestante! (38)
    Resposta à Carta Aberta – Pe. Fábio de Melo (35)
    Ex-Protestante responde: O que significa o termo Católico? (28)
    Que tal colocar a Bíblia Católica no seu blog? (28)
    Comentários Recentes
    Hleio Fernando: CONCORDO PLENAMENTE COM O PADRE
    Marise: A Igreja Católica, precisa de
    Lucas Josemar: Que bom ler isto! Precisamos
    Emilly Raissa: bem eu sou catolica e
    Walmira: CONCORDO PLENAMENTE, COM A VESTIMENTA
    eduardo: Interesantíssimo este artigo. É bom
    Rafael Rodrigues: Mais uma vez, foi demonstrado
    Paulo Artes: muito interessante!
    Maria Camacho: são os mártires do
    robson: Muito bom..quero ver
    Posts Recentes
    “Se você quer admirar uma dança, sabe aonde ir… Mas não na Missa!” (Cardeal Arinze)
    Um estudo revela que pessoas criadas por gays têm mais problemas
    Cardeal Herranz assegura que há mais mártires atualmente que em qualquer momento da história
    Famoso exorcista Pe. Fortea: Sacerdotes devem vestir-se como tal
    Bento XVI: Os católicos devem ser fiéis à Igreja e ao Papa
    Deus proibiu a fabricação de imagens?
    Bento XVI: Não há futuro para a humanidade sem a família Constituída sobre o matrimônio entre homem e mulher
    Deus tem em suas mãos o mundo e a Igreja vive apesar dos adversários, afirma o Papa
    Andy García: Filme Cristiada é para todos, não é preciso ser católico para vê-lo
    Deputado nacional propõe adoção como alternativa ao aborto na Argentina
    Copyright © 2007 - Bíblia Católica News - is proudly powered by WordPress
    Gossip City Theme is created by: Design Disease brought to you by Celebrific.
    Anterior
    Um estudo revela que pessoas criadas por gays têm mais problemas

    http://www.bibliacatolica.com.br/blog/doutrina-catolica/se-voce-quer-admirar-uma-danca-sabe-aonde-ir-mas-nao-na-missa-cardeal-arinze/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+bibliacatolica+%28B%C3%ADblia+Cat%C3%B3lica+News%29

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo