Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[Catolicos a Caminho] COBIÇA OU AVAREZA Som !

 












  • COBIÇA OU AVAREZA




A Liturgia da Palavra de hoje – 21 de Outubro – C aponta directamente para um dos pecados Capitais – a Cobiça :

-"Olhai, guardai-vos de toda a cobiça porque mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens". (Lc.12,15).

Fazendo parte da ambição, naturalmente a cobiça está incluída num dos sete pecados capitais (ou mortais) que é a Avareza a qual se opõe ao 10° Mandamento da Lei de Deus, à temperança e à caridade.

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

2536. - ...Quando a lei nos diz : "não cobiçarás", diz-nos, por outras palavras, que afastemos os nossos desejos de tudo o que não nos pertence. Porque a sede do bem do próximo é imensa, infindável, e nunca se julga saciada, conforme ao que está escrito :- "O avarento nunca se fartará de dinheiro.(Sir 5,9)(Cat.Rom.3,37).

O Novo Testamento faz várias referências à cobiça e à Avareza, bem como aos outros pecados capitais (ou mortais).

E Jesus aproveitou a oportunidade para contar uma das suas parábolas da qual tirou esta conclusão que serve para todos nós :

-"Insensato ! Nesta mesma noite, pedir-te-ão a tua alma; e o que acumulaste para quem será ? Assim acontecerá ao que entesoira para si e não é rico em relação a Deus".(Lc.12,20-21).

AVAREZA

Entre os chamados Pecados Capitais, a Avareza, é o amor desordenado às coisas temporais e terrenas, particularmente à riqueza.

Não é propriamente a posse de dinheiros e outros bens terrestres, mas o seu uso desordenado sem usar a razão, pensando apenas em si, no seu proveito próprio, esquecendo miseravelmente as necessidades dos outros.

Este vício, ou pecado capital, gera o esquecimento dos outros, criando a falta de caridade e a dureza do coração, a desonestidade, a injustiça pela prática de obter bens por meios ilícitos, criando assim entre as nossas sociedades modernas um abismo enorme que gera os escandalosamente ricos ao lado dos escandalosamente pobres,

Chamam-se capitais a alguns pecados porque são geradores doutros vícios e porque arrastam para outros pecados e vícios.

Assim o ensina o Catecismo da Igreja Católica :

1866. - Os vícios podem classificar-se segundo as virtudes a que se opõem, ou relacionando-os com os pecados capitais que a experiência cristã distinguiu, na sequência de S. João Cassiano e S. Gregório Magno (Mor.3I/45).Chamam-se capitais, porque geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles : a soberba, a avareza, a luxúria, a ira, a gula, a inveja e a preguiça ou tibieza.

Tradicionalmente é costume apontar as virtudes que se opõem aos pecados capitais, desta maneira :

- Contra a soberba, humildade.

- Contra a avareza, liberalidade.

- Contra a luxúria, castidade.

- Contra a ira, paciência.

- Contra a gula, temperança.

- Contra a inveja, caridade.

- Contra a preguiça, diligência.

Talvez nós, mesmo em pequenas coisas já tivéssemos sido tentados por alguns destes pecados capitais.



John

Nascimento










__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













.


__,_._,___

Nenhum comentário:




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo