Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 17 de outubro de 2013

    [Catolicos a Caminho] S. LUCAS EVANGELISTA Som !

     











    • SÃO LUCAS EVANGELISTA 




    Como vamos celebrar hoje – 18 de Outubro –C – A Festa de S. Lucas, a Liturgia da Palavra recomenda-nos que olhemos e sigamos um pouco da sua vida e missão conjunta com Paulo
    Embora seja mencionado pelo seu nome apenas duas vezes no Novo Testamento, a partir do ano 170 Lucas foi reconhecido como o autor do Terceiro Evangelho e dos Actos dos Apóstolos.
    O seu carácter manifesta-se claramente nos seus escritos como um homem de muita simpatia e largo sentido de percepção.
    Foi possivelmente um dos primeiros Gentios a converter-se ao Cristianismo e deve ter conhecido Jesus pessoalmente, embora não tivesse acompanhado Jesus na sua vida, morte e ressurreição..
    Tornou-se um infatigável secretário, médico, amigo íntimo e companheiro de viagem e de cativeiro de S. Paulo..
    Pensa-se que era Sírio de nascimento, da cidade de Antioquia, no Mediterrâneo.
    Foi possivelmente escravo, depois educado e treinado em medicina e arte em alguma residência Greco-Romana em qualquer cidade do Mediterrâneo.
    Todavia, alguns escolares sugerem que tenha sido judeu, cujos escritos tivessem sido traduzidos para a linguagem semítica.
    Em várias partes do que ele escreveu nos Actos dos Apóstolos se pode deduzir alguma coisa das suas aventuras com Paulo :
    - "Logo que teve esta visão, procurámos partir para a Macedónia". (Act. 16/10).
    - "Embarcámos em Tróade e fomos directamente a Samotrácia; no dia seguinte fomos a Neápoles. (Act.16/11).
    - Estes partiram à frente e esperaram-nos em Tróade.(Act.20/5).
    - Quando o nosso embarque para Itália foi decidido, entregaram Paulo e mais alguns presos a um centuriâo da corte... (Act,27/1).
    Acompanhou Paulo na sua Segunda Missão apostólica na Ásia Menor e, seis anos mais tarde, voltou com Paulo na sua Terceira Missão apostólica de Filipe para Jerusalém.
    Acompanhou ainda Paulo na sua última Missão apostólica da Cesareia, em todo o caminho para Roma, onde lhe permaneceu fiel no seu cativeiro.
    - "Saúdam-vos Lucas o caríssimo médico".(Col.4/14)
    -"Só Lucas está comigo". (2 Tim.4/11).
    Alguns documentos dizem que Lucas não era casado e morreu com 84 anos.
    Em 356, Constantino II transferiu as suas relíquias de Tebes, na Boécia, para Constantinopla, onde foram guardadas na Igreja dos Apóstolos.
    Algumas lendas dizem que Lucas era um dos 70 discípulos enviados por Jesus para evangelizar Bitínia, Alexandria e Acaia, a que se faz referência no Evangelho de hoje :
    -"Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir".(Lc.10,1).
    Deve ter morrido, segundo uns, de morte natural e segundo outros, martirizado no tempo de Domiciano.
    S. Lucas é o patrono dos médicos e dos artistas.
    Na Idade Média foram-lhe atribuídas algumas pinturas de Maria, a Mãe de Jesus, que se encontram nas Igrejas de Síria, Jerusalém e Santa Maria Maior de Roma.
    O Emblema ou Símbolo de S. Lucas é um boi, porque no seu Evangelho ele começa com a cena do Sacrifício no Templo.
    A sua festa em 18 de Outubro.
    É o autor do 3º Evangelho e dos Actos dos Apóstolos.
    O Evangelho de Lucas, a que Dante chamou o O Evangelho da misericórdia de Cristo, constitui a coroa de todas as fadigas dos Sinópticos, para chegar ao aprofundamento da visão religiosa. É um fruto que teve tempo de amdurecer.
    Com Cristo, a luz do Evangelho vai da Galileia a Jerusalém, capital do mundo judaico; com os seus discípulos, essa mesma luz vai de Jerusalém a Roma, para cumprimento da Palavra do Senhor :
    -"Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo".(Act. 1,8).


    S.Lucas, médico, evangelista e pintor


    John
    Nascimento 













    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo