Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 27 de abril de 2014

    [Catolicos a Caminho] NICODEMOS E REINO DE DEUS Som !

     











    NICODEMOS E O REINO DE DEUS! 


    ******* 

    A Liturgia da Palavra de hoje – 28 de Abril e 2ª-Feira da 2ª Semana da Páscoa – A, a[resenta-nos a figuira de Nicodemos com o problema de um Novo Renascimento para alcançar o Reino de Deus. 




    Nicodemos visitou Jesus de noite com medo dos Judeus. 





    Nicodemos era um Fariseu, uma pessoa importante entre os Judeus, provavelmente um membro do Sinédrio, ou do Grande Conselho, que visitou Jesus de noite, com certo medo dos Judeus, e admitia a divindade de Jesus : 

    - "Havia entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe : "Rabbi, sabemos que vieste, como Mestre, da parte de Deus, pois ninguém pode fazer os milagres que Tu fazes, se Deus não estiver com ele".(Jo.3,l-2). 



    Foi a Nicodemos que Jesus disse : 

    - "Quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus". (Jo. 1/3) 

    E perante as interrogações de Nicodemos, Jesus esclareceu : 

    - "Quem não nascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus". (Jo. 1,6). 

    Jesus teve com ele uma grande conversa que S. João conta no capítulo III do seu Evangelho. 

    Nicodemos voltou a aparecer quando pretendeu visitar como desconhecido, Jerusalém na Festa dos Tabernáculos e a multidão queria prender Jesus, e nessa altura disse : 

    - "Acaso condena a nossa Lei um homem sem primeiro o ouvir e saber o que ele faz?". (Jo.7,51). 

    Por fim aparece também para a sepultura de Jesus trazendo aloés e mirra : 

    - "Veio também Nicodemos, aquele que, anteriormente, se dirigira, de noite, a Jesus, trazendo uma composição de mirra e aloés". (Jo. 19,39). 

    Depois ajudou José de Arimateia a ungir o corpo de Jesus e a envolvê-lo no sudário de linho. 

    - "Tomaram o Corpo de Jesus e envolveram-no em ligaduras juntamente com os perfumes, segundo a maneira de sepultar usada entre os judeus".(Jo.19,40). 

    Para além do que nós sabemos pelo Evangelho de S. João, há também uma antiga tradição segundo a qual Nicodemos teria seguido Jesus mais de perto, como bom discípulo, no fim da vida de Jesus, razão pela qual ele aparece para O ungir no túmulo. 

    Segundo um escrito do século IV chamado O Evangelho de Nicodemos, diz-se que, quando Jesus estava a ser acusado na presença de Pilatos, por ter feito milagres no sábado, Nicodemos, de pé perante a assembleia, toma a defesa de Jesus, dizendo : 

    - "Ele é um homem que fez muitos importantes e gloriosos milagres, que nenhum outro homem da terra fez antes ou poderá fazer depois". 



    RENASCER (NASCER DE NOVO) 

    S. João escreveu no seu Evangelho o que Jesus disse a Nicodemos : 

    - "Em verdade, em verdade te digo : Quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus". (Jo. 3,3). 

    Então Nicodemos pediu a Jesus que lhe explicasse o sentido das Suas palavras e Jesus respondeu-lhe : 

    - "Em verdade, em verdade te digo : Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus ".(Jo. 3,5). 

    Cristo equacionou "nascer de novo" com "nascer da água e do Espírito". 

    Este "renascimento" já tinha sido previamente mencionado no Primeiro capitulo de S. João : 

    - "Mas a todos os que O receberam, aos que crêem n'Ele deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; eles que não nasceram do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas sim de Deus". (Jo. 1,12-13). 

    Ser nascido de Deus, torna o cristão filho de Deus. 

    O "renascimento" cristão operado pela graça do Espírito Santo é uma dramática e absoluta mudança do caminho da morte para o caminho da vida, do caminho da condenação para o caminho da felicidade. 

    E isso habilita o cristão, como disse Jesus, a Entrar no Reino de Deus. 

    Diz o Catecismo da Igreja Católica : 

    1262. - Os diferentes efeitos do Baptismo são significados pelos elementos sensíveis do rito sacramental. O mergulho na água evoca os simbolismos da morte e da purificação, mas também do segundo nascimento e da renovação. Os dois efeitos principais são, pois, a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo. 

    Pois é exactamente esta doutrina que a Igreja enaina no tempo da Páscoa, porque o tempo de um renascimento espiritual em que os primeiros catecúmenos eram baptizados, depois de uma longa preparação Quaresmal. 

    Pois é também para todos nós a ocasião oportuna e sacramental para um renascimento espiritrual, através do Sacramento da Reconciliação e do Preceito da Comunhão Pascal. 



    John

    Nascimento 










    __._,_.___







    através de email 







    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com













    Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo