Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 28 de abril de 2014

    [Catolicos a Caminho] SERPENTE DE MOSÉS Som !

     











    SERPENTE DE MOISÉS! 


    ********** 

    A Liturgia da Palavra de hoje – 29 de Abril – A volta a apresentar-nos Jesus e Nicodemos para lhe dizer que o Filho do Homem veio para salvar mundo. 



    «Quando o Faraó vos disser : Fazei um prodígio, dirás a Aarão : Pega na tua vara e lança-a diante do Faraó e transformar-se-á numa serpente».(Ex.7,9). 



    A alusão às Serpentes é muito vulgar na Bíblia. 

    Como figura simbólica a Serpente é muito importante nas religiões do antigo Médio Oriente, bem como no Antigo e no Novo Testamento. 

    É uma figura demoníaca em muitas regiões do mundo e, como tal, pertencia à Mitologia da Mesopotâmia, da Pérsia, do Egipto, da Grécia, de Roma, e pode ser considerada como uma figura benéfica ou maléfica. 

    Nas regiões rochosas da Mesopotâmia, a Serpente é um símbolo divino ou demoníaco e está incluída entre os deuses e é invocada contra os que trespassam a propriedade alheia. 

    O simbolismo divino ou demoníaco da serpente é um pouco obscuro. 

    A sua relação com as divindades da fertilidade, todavia, é muito notória. 

    A deusa nua da fertilidade Canaanita é representada em cenas do Egipto, agarrando uma serpente com a mão. 

    Como símbolo de fertilidade a Serpente tornou-se a figura da vida e da saúde e ainda hoje faz parte do emblema da medicina, derivado do emblema do deus grego das curas, Asklepios. 

    É ainda uma figura cósmica, identificada com os monstros do caos, que é conquistado pela divindade da Criação. 

    É o verdadeiro emblema das forças do mal e das trevas. 

    O mais obscuro e o mais discutido simbolismo da Serpente é o do Capítulo III do Génesis: 

    - "A serpente, o mais astuto de todos os animais dos campos que o senhor Deus fizera...". (Gen3/1). 

    A identificação da Serpente com Satanás aparece apenas na literatura judaica, donde passou : 

    * Para o Antigo Testamento : 

    - "Por inveja do demónio é que a morte entrou no mundo e prová-lo-ão os que pertencem ao demónio". (Sab. 2/24). 

    O Livro dos Números fala-nos na Serpente de Bronze(Cap.21), levantada por Moisés no deserto, segundo indicação divina, como sinal de salvação para o povo de Israel; nessa serpente de bronze temos uma figura da Cruz. Contemplar a Cruz, é reconhecer o poder salvador de Jesus Cristo. 

    -"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também tem de ser levantdo o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que n'Ele crer, tenha a vida eterna".(Jo.4,14). 

    É desta Serepente de bronze e do seu significado que nos fala hoje a Liturgia da Palavra. 

    * Para o Novo Testamento : 

    - "Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim sejam corrompidos os vossos pensamentos...". (2 Cor. 11/3). 

    No castigo dado por Deus à Serpente está visível o sentido da fertilidade : a descendência para a mulher e o cultivo da terra para o homem : 

    - "Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela". (Gn.3/15). 

    No Novo Testamento, um dos sinais da missão dos discípulos de Jesus é o poder sobre as serpentes : 

    - "Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o perigo do inimigo... ".(Lc. 10/19). 

    - "Apanharão serpentes com as mãos e, se ingerirem alguma bebida mortífera, não sofrerão nenhum mal". (Mc. 16/18). 

    No Apocalipse a Serpente é identificada com o demónio : 

    - "Subjugou o dragão, a Serpente antiga que é o Demónio, Satanás, acorrentou-o por mil anos".(Ap.20/2). 

    Ao longo de todo o Novo Testamento a Serpente aparece sempre em oposição a qualquer coisa boa ou como símbolo do mal: 

    - "Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente". (Mt. 7/10). 

    - "Serpentes, raça de víboras ! Como podereis fugir à condenação da Geena?". (Mt.23/33). 

    - "Não tentemos o Senhor como alguns deles tentaram, pelo que pereceram mordidos pelas serpentes",(1 Cor. 10/9). 

    E é por todas estas razões com o seu significado próprio, que Jesus falou a Nicodemos para lhe explicar a ele, e hoje também a todos nós que Jesus veio ao mundo para que aqueles que n'Ele crerem, tenhama vida eterna. 

    John

    Nascimento 












    __._,_.___







    através de email 







    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com













    Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo