Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 30 de abril de 2014

    Deus lo vult! - Convite para curso: «Doutrina e Ética Social»




    Deus lo vult! - Convite para curso: «Doutrina e Ética Social»





    Posted: 29 Apr 2014 05:35 AM PDT


    Informação relevante aos meus leitores de São Paulo: o Prof. Rodrigo Pedroso iniciará amanhã um curso sobre Doutrina e Ética Social a que eu próprio gostaria muitíssimo de poder assistir. Os que não possuem os meus obstáculos geográficos (ou outros análogos), portanto, façam-se presentes. Estou convencido de que valerá muito a pena.


    O programa do curso, conforme foi enviado por email, é o seguinte:
    Curso de direito natural
    PROGRAMA 
    Introdução. 
    Pressupostos epistemológicos. 
    Pressupostos metafísicos. 
    Análise da operação natural. 
    O objeto da operação humana. O fim último do homem. 
    Atividade humana em ordem a seu fim. Análise do ato humano. 
    Noções de ontologia moral. 
    A moralidade objetiva. 
    A moralidade subjetiva. 
    As virtudes e os vícios. O conceito de justiça. 
    A lei natural. 
    A consciência. 
    O pecado e o mérito. 
    O direito: conceito, fim e propriedades. Direito e moral. 
    Deveres do homem em geral. 
    Deveres do homem para com Deus. 
    Deveres do homem para consigo mesmo. 
    Fundamentos dos deveres mútuos entre os homens. 
    O direito de propriedade. 
    Os contratos. 
    A sociedade em geral. 
    Os componentes da sociedade. 
    A formação da sociedade mediante fatos associativos. 
    Sociedade e princípio da subsidiariedade. 
    Natureza da ação social. Como age a sociedade. 
    Divisão do direito: público e privado. 
    Deveres da sociedade para com seus membros. 
    A defesa social: jurisdição e direito criminal. 
    Noção de societas perfecta. As partes do poder politico segundo suas funções. 
    A transmissão do poder político. 
    A usurpação do poder. 
    A perda do poder legítimo. 
    O poder constituinte. 
    O poder legislativo. 
    O poder executivo. 
    A divisão dos poderes. 
    Relações mútuas entre sociedades independentes – direito internacional. 
    Deveres de um estado independente para com uma sociedade ordenada. 
    Deveres para com uma sociedade desordenada (agressora ou conflagrada). 
    A sociedade das nações, um governo mundial? 
    O desenvolvimento material da sociedade. Liberdade economica e corporações. 
    O desenvolvimento intelectual e moral da sociedade. A liberdade espiritual. 
    Os regimes politicos. 
    A sociedade domestica ou familia: o laço conjugal. 
    A sociedade domestica ou familia: deveres e direitos reciprocos entre pais e filhos. 
    Nexo necessário entre a teoria social e a religião. 
    Análise filosófica da Igreja católica. 



    * * * 

    O quê: Curso de Doutrina e Ética Social
    Onde: Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrate - Largo de Pinheiros, SP.
    Quando: Às quartas-feiras, às 19h30.
    Quanto: Gratuito. 

    Não percam essa oportunidade. 







    You are subscribed to email updates from Deus lo Vult!

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. 

    Email delivery powered by Google 


    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo