Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 5 de maio de 2014

    [Catolicos a Caminho] PÃO DA VIDA E ALIMENTO MAIS PRECIOSO Som !

     











    PÃO DA VIDA 


    E ALIMENTO MAIS PRECIOSO 




    Na Liturgia da Palavra de hoje – 6 de Maio e 3ª-Feira da 3ª Semana da Páscoa – A, Jesus, interpelado pela multidão, que tinha sido alimentada milagrosa e abundantemente, como quem pede ou exige explicações, por não se ter ainda apercebido de que Jesus de Nazaré não é apenas o filho do Carpinteiro, para dar o sinal da sua autoridade e da sua divindade, diz expressamente que é o Pão da Vida. 

    Depois da multiplicação dos pães e dos peixes, no discurso da sinagoga de Cafamaum, Jesus teve ocasião de dizer : 

    - "Eu sou o pão da vida; o que vem a Mim jamais terá fome e o que acredita em Mim jamais terás sede". (Jo. 6/35). 

    Este pão não é como o maná que "Deus mandou do céu", no deserto e aqueles que o comeram morreram : 

    - "Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão que vem do céu, pois o pão de Deus é que desce do céu e dá a vida ao mundo". (Jo.6/32-33). 

    Jesus fazia referência à Eucaristia que é o dom do Corpo e Sangue de Cristo em que a Igreja oferece em sacrifício sobre o altar o mesmo que foi sacrificado no Calvário. 

    Este acto litúrgico realiza-se com o pão e o vinho que se transformam no nosso alimento e bebida espiritual. 

    O "maná", que é Jesus, é a plenitude de tudo quanto Israel recebeu no deserto e nós recebemos diariamente como pão vivo, como o Pão de Deus que vem da boca de Deus : 

    - "...depois alimentou-te com esse maná que não conhecias e que os teus pais não conheceram, para te ensinar que o homem não vive somente de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor". (Dt.8/3). 

    Na pessoa de Jesus Cristo Deus não envia apenas o Pão do Céu ; Ele é o verdadeiro Pão da Vida, vindo do Céu, que alimenta todos os que tomam parte nele. 

    O Pão da Vida é, portanto o Alimento mais precioso, porque é um alimento espiritual . 



    Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história.(Ecclesia de Eucharistia). 



    Em 2003, o papa João Paulo II escreveu a sua décima quarta Encíclica «Ecclesia de Eucharistia», dirigida aos bispos, presbíteros e diáconos, às pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos, sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja. 

    Diz o papa na sua Introdução : 

    - «A Igreja vive da Eucaristia. 

    Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. 

    A Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história. 

    Não há dúvida que a reforma litúrgica do Concílio trouxe grandes vantagens para uma participação mais consciente, activa e frutuosa dos fiéis no Santo Sacrifício do Altar. 

    ...A devota participação dos fiéis na Procissão Eucarística da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é uma graça do Senhor que anualmente enche de alegria quantos nela participam. 

    A par destas luzes, não faltam sombras , infelizmente. 

    De facto, há lugares onde se verifica um abandono quase completo do culto de adoração eucarística. 

    Num contexto eclesial ou outro, existem abusos que contribuem para obscurecer a recta fé e a doutrina católica acerca deste admirável sacramento. 

    Às vezes transparece uma compreensão muito redutiva do mistério Eucarístico. 

    Despojado do seu valor sacrificial, é vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valor de um encontro fraterno ao redor da mesa. 

    Além disso, a necessidade do sacerdócio ministerial, que assenta na sucessão apostólica, fica às vezes obscurecida, e a sacramentalidade da Eucaristia é reduzida à simples eficácia do anúncio. 

    Aparecem depois, aqui e além, iniciativas ecuménicas que, embora bem intencionadas, levam a práticas na Eucaristia contrárias à disciplina que serve à Igreja para exprimir a sua fé. 

    Como não manifestar profunda mágoa por tudo isto ? 

    A Eucaristia é um dom demasiado grande para suportar ambiguidades e reduções. 

    Espero que esta minha carta encíclica possa contribuir eficazmente para dissipar as sombras de doutrinas e práticas não aceitáveis, a fim de que a Eucaristia continue a resplandecer em todo o fulgor do seu ministério». 



    Como se pode ver, esta Introdução é um desabafo do papa contra os abusos litúrgicos que se observam com muita intensidade a respeito da Eucaristia. 

    Uns, por parte dos fiéis, fruto de ignorância, má formação cristã e alguma coisa de condenável superstição ou fanatismo. 

    Outros, por culpa dos responsáveis da hierarquia, porque também, por vezes orientam mal, ou não corrigem os erros e abusos dos fiéis, e também não dão as necessárias informações doutrinárias, litúrgicas e pastorais. 

    Depois desta Encíclica o Papa resolveu estabelecer um «Ano da Eucaristia», para chamar os fiéis, não só à Adoração, como também a uma melhor compreensão e vivência da Presença Real e à prática da Comunhão Sacramental em estado de graça, como condição de Salvação Eterna. 

    E porque estamos exactamente dentro do Tempo Pascal em que Cristo instituíu a Eucaristia e o sacerdócio, vamos também apresentar às Quintas-Feiras o tema eucarístico do Partir do Pão. 



    John

    Nascimento 














    __._,_.___





    • 



    • 

    através de email 

    • 


    • 







    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com













    Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso














    .




    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo