Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






terça-feira, 12 de novembro de 2013

[Catolicos a Caminho] NOVEMBRO MÊS DAS ALMAS (13) PREDESTINAÇÃO E CHAMAMENTO Siom !

 












  • NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS!




- "O Senhor disse a Abraão : «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos».(Gn12,1-2).




(13) - PREDESTINAÇÃO E CHAMAMENTO ! (13-XI-2013)

.................





Predestinação significa determinação, previsão das acções de cada uma das criaturas humanas.

A ideia de que Deus faz acepção de pessoas e predetermina o estado eterno das almas de algumas pessoas humanas, foi uma heresia dentro da Igreja que foi condenada pelo Concílio de Mainz em 848.

Num sentido "lato" a Predestinação pode ser considerada como a divina Providência de Deus, segundo a qual Ele governa o mundo, conhecendo pela Sua infalível presciência os acontecimentos do futuro tal como eles hão-de acontecer no tempo.

No sentido "restrito" significa a providência sobrenatural de Deus e a Sua promoção através da graça de uma eterna educação de todas as criaturas racionais.

E é assim que a Predestinação significa simultaneamente a glória que Deus quer para todos os homens e os meios para a atingirem :

- "Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Senhor, que deseja que todos os homens se salvem e conheçam a verdade..." (1 Tim.2,3-4).

A nossa atitude, perante a Predestinação, segundo a qual nós devemos tender para a glória de Deus, deve ser a nossa consagração de acção de graças, tal como fez o sacerdote Melquidedech, rei de Salém, quando foi ao encontro de Abraão, e o abençoou, depois de ter vencido Kedorlaomer e dois reis seus aliados, oferecendo pão e vinho sobre o altar, dizendo :

-"Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo que criou o Céu e a Terra! Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos"!(Gn.14,19)

Todavia a pessoa humana permanece livre sob a influência divina, ainda mesmo enquanto Deus move a sua vontade a corresponder através da graça.

Santo Agostinho foi o primeiro a abordar o problema da Predestinação e, começando por insistir na soberana independência de Deus, chegou a uma recta conclusão, afirmando a necessidade da graça interior para ouvir o chamamento de Deus e corresponder-lhe, graça que Deus dá a todas pessoas humanas.

E é assim que se deve considerar que, na ordem sobrenatural, a pessoa humana nada pode sem a graça que, como todas as outras coisas, vem de Deus.

Pelo teor das nossas vidas, nós manifestamos a nossa resposta espiritual por um diálogo, de culto e de oração, com um Deus pessoal.

Santo Tomás de Aquino diz da Predestinação :

- Se na predestinação nós considerarmos o acto de predeterminar, a predestinação de Cristo não é a causa da nossa predestinação. Deus predestinou-O a Ele e a nós num mesmo acto.

Mas se considerarmos o fim e o objecto da predestinação, a predestinação de Cristo é a causa da nossa. Deus ordenou desde toda a eternidade que a nossa salvação deva vir por Jesus Cristo. 
A Predestinação eterna envolve não apenas aquilo que há-de acontecer no tempo, mas também a maneira e a ordem de acordo com que tudo isto há-de acontecer a seu tempo. (S.Theo.III,q.24.a.4).

Deus não interfere com a liberdade de escolha de cada ser humano de modo que a Predestinação não é um conceito sinónimo de Destino.

Todavia Deus, nos seus eternos desígnios, pode chamar algum dos seres humanos, alterando assim o seu prévio destino, mas quando o faz é sempre para um maior bem daqueles a quem chama.

Isto aconteceu desde o Antigo Testamento em que Deus chamou alguma das suas criaturas humanas :

* Chamou Noé para a construir a arca do Dilúvio :

- "Então Deus disse a Noé : «O fim de todos (os homens) chegou diante de mim, pois encheram a terra de iniquidades...Constrói uma arca de madeiras resinosas...»(Gn6,13-14).

* Chamou Abraão e fez dele um grande povo :

- "O Senhor disse a Abraão : «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos».(Gn12,1-2).

* Chamou Jacob a quem deu o nome de Israel :

- "O teu nome não será mais Jacob, replicou, mas Israel, porque combateste contra um ser celeste e permaneceste forte».(Gn.32,29).

* Chamou Moisés para conduzir o Seu povo à Terra Prometida :

- Vai, envio-te ao Faraó, para que tires do Egipto o Meu povo, os filhos de Israel.(Êx.3,10).

* Chamou David a quem constituiu rei de Israel :

- "Isaí mandou buscá-lo. Era David, louro, de belos olhos e de formosa aparência. O Senhor disse : «Ei-lo, unge-o, é esse».(1 Sam.16,19).

No Novo Testamento, Jesus Cristo chamou primeiro os seus doze Apóstolos e fez deles pescadores de homens com a missão de evangelizar o mundo :

- "Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo". (Mt.28,19).

Depois Saulo recebeu um chamamento especial a caminho de Damasco :

- «Quem és tu, Senhor?» Eu sou Jesus a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer».(Act.9,5-6).

Por fim Jesus continua a chamar cada um de nós dizendo-nos :

- «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida».(Jo.14,6).

Todas as vezes que Deus nos chama, convida-nos para uma vida melhor e, se aceitarmos livremente, damos um novo Rumo à nossa vida.

É que está em jogo a nossa salvação e devemos fazer tudo por ela, assim como também devemos ajudar as almas do Purgatório a atingir a sua própria predestinação o mais depressa possível, que já lhe é devida.



John
Nascimento













__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













.


__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo