Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 11 de novembro de 2013

    ORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAIS




    ORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAIS






    Posted: 09 Nov 2013 11:30 PM PST





    • Santíssimo Nome de Jesus, catedral de Salvador, Bahia





    A Festa do Santíssimo Nome de Jesus é celebrada de diversas formas desde tempos imemoriais. Porém, entrou no calendário Católico Romano no fim da Idade Média.




    A festa foi alargada para toda a Igreja Católica Romana em 20 de Dezembro de 1721, pelo papa Inocêncio XIII. Mas, o dia exato varia segundo o calendário de Natal. 




    Por que essa insistência especial no Nome de Jesus? 




    Por que grandes santos da Igreja afugentavam os demônios com o Nome de Jesus? 




    Quando fazemos algo de muito importante. Por exemplo, no início da Missa o padre se persigna; por ocasião da leitura de um testamento, diz-se: "Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, eu, Fulano de tal, faço meu testamento."




    Pela ordem profunda das coisas – que foi truncada pelo pecado original – , a linguagem humana era capaz de exprimir adequadamente as coisas, dando-lhes um nome adequado. 




    Esse nome era uma palavra que definia aquilo que havia de mais íntimo no ser para o qual dava o nome.




    Assim, o Gênesis conta que ao passarem os animais diante de Adão, ele foi dando a cada um seu nome. E esse dar o nome era dar uma palavra que exprimisse adequadamente o ser de cada um.







    • Santíssimo Nome de Jesus, casula bordada pelas freiras dominicanas de Stone, Staffordshire, Inglaterra


    Assim, por exemplo, quando dizemos "águia" não há uma relação necessária entre a palavra "águia" e aquilo que é o típico da águia. É uma coisa convencional, em outras línguas civilizadas usam-se outras palavras igualmente legítimas. 




    Mas na linguagem usada por Adão era diferente. Havia uma relação verdadeira e profunda entre a música e a estrutura da palavra "águia" e a realidade da águia.




    Então o Santíssimo Nome de Jesus é, de um modo misterioso, a própria definição daquilo que na Pessoa adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo existe de mais capaz de mencionar aquilo que Ele é.




    Nesse sentido, o nome é um símbolo da pessoa, e o nome de Jesus é um símbolo de Jesus. É um símbolo sacratíssimo que tem o poder de atrair as graças sobre nós e de causar terror dos demônios. 




    O Nome de Jesus se resume nas iniciais IHS, Jesus Salvador dos Homens, que se colocam em certos papéis e embaixo da Cruz. 




    A Cruz e o Nome de Jesus são os dois símbolos perfeitos.




    O Nome de Jesus é a manifestação de sua glória. E se queremos a glorificação do Nome de Jesus, queremos a glorificação do Nome de Maria.







    • Santíssimo Nome de Jesus, Igreja dos jesuítas (il Gesù), Roma


    O que quer a Igreja quando glorifica o Nome de Jesus? Ela quer que o Nome de Jesus esteja por cima de todas as coisas e que tudo lhe esteja sujeito.




    Portanto, Ela quer uma ordem sacral, uma ordem baseada na única Fé verdadeira que é a Católica, Apostólica e Romana. 




    Ela quer uma ordem que nada tenha de laicista, de igualitário. 




    A festa do Nome de Jesus é uma das numerosas festas da sacralidade, da hierarquia e da civilização cristã.




    É adequado pedirmos que o Nome de Jesus seja cercado de toda a glória. Quer dizer, que Jesus seja conhecido, adorado, reverenciado por todos os homens, sendo reverenciadas as coisas que são conformes a Ele. 




    E se o laicismo, o caos, a blasfêmia querem ser a Revolução, então devemos desejar que a Contra-Revolução vença, porque a Contra-Revolução é a própria vitória do Nome de Jesus.




    A festa é celebrada em diferentes dias, geralmente no mês de janeiro. As mais frequentes são o Domingo entre 2 e 5 de Janeiro, ou no primeiro dia livre após 1º de Janeiro, nomeadamente 3 desse mês.





    (Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 01/01/1965. Sem revisão do autor)


















    You are subscribed to email updates from Orações e milagres medievais

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. 

    Email delivery powered by Google 


    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo