Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 19 de maio de 2012

    E o comandante Vero bateu à porta de madre Adele


    L'OSSERVATORE ROMANO

    Cultura

    Cidade do Vaticano, 19 de Maio de 2012.
    As ordens religiosas durante os anos difíceis da Segunda guerra mundial

     E o comandante Vero
    bateu à porta de madre Adele

    Até agora rios de tinta correram nos escritos  dedicados à Resistência. Contudo, só recentemente está a surgir uma O convento de Santa Maria das Lágrimas em Dongotendência historiográfica que tenta  redescobrir todas as formas de Resistência não armada, fornecendo uma  releitura sugestiva das fases cruciais que marcaram esta época, escolhendo como ponto de observação as várias ordens religiosas, masculinas e femininas que naqueles anos determinaram uma verdadeira função civil do clero (por vezes interpretada em termos de suplência). Função que concretamente significava oferecer assistência e hospitalidade nos locais eclesiásticos aos numerosos perseguidos (ex-hierarcas fascitas, judeus e membros da resistência) a fim de fornecer um refúgio providencial, independentemente da sua fé religiosas ou da cor política, a ponto de ser  definida a «hora da caridade». Deste modo, enquanto no Sul da Itália  (já libertado) a luta decorria abertamente, Sandro Pertini (à esquerda) e Giuseppe Marozinno Centro-Norte  ocupado pelos alemães, as organizações dos membros da resistência eram obrigados a mover-se na mais rigorosa clandestinidade.
    Giovanni Preziosi analisa alguns episódios. Um dos quais é relativo ao membro da resistência Giuseppe Marozin, nome de batalha Vero, protagonista controverso da luta de libertação nos vales das fronteiras entre a província de Vicenza e Verona. Perseguido pelos nazistas, a 23 de Outubro de 1944, Morazin dirigiu-se ao pe. Antonio Fasani, pároco de Lughezzano (perto de Verona), que imediatamente pediu à Madre Adele Adami, responsável das religiosas canossianas do mesmo lugar, para que escondesse na casa delas a filha Vera que tinha apenas dois anos, a qual permaneceu com elas até o final do conflito. Preziosi narra também o episódio que levou à libertação do célebre sacerdote de Bozzolo, pe. Primo Mazzolari, graças à intervenção de um frade corajoso franciscano, pe.  Enrico Zucca.
    São acontecimentos que testemunham a existência de uma Resistência, combatida embraçando no lugar dos fuzis as armas da caridade que, graças ao sacrifício de muitos homens e mulheres, contribuiu para escrever uma das páginas mais sugestivas da nossa história italiana.
     
    25 de Abril de 2012
    Área utentesregistrados
     .

    Deutsch
    English
    Español
    Français
    Italiano
    Polski
    Português
     .
    Read the daily free
    For the weekly editions please consult subscription requirements.
    .
    .
    .
    .
    .
    Hoje em primeiro plano
    Special issue
    for the Beatification

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo