Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 18 de maio de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 19/5/2012 - ... se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 18 de maio de 2012 16:17:32 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 19/5/2012 - ... se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



    Leituras do dia:

    At 18,23-28
    Sl 47(46)
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 16,23b-26

    "
    E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
    E Jesus terminou, dizendo:
    - Eu digo essas coisas a vocês por meio de comparações. Mas chegará o tempo em que não falarei mais por meio de comparações, pois falarei claramente a vocês a respeito do Pai. Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e crêem que vim de Deus. Eu vim do Pai e entrei no mundo. E agora deixo o mundo e vou para o Pai.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    A presença de Jesus junto ao Pai, como realidade da humanidade divinizada, se constitui em vínculo de comunhão eterna entre Deus e esta humanidade.

    A oração do Pai-Nosso, nos evangelhos de Mateus e Lucas, é simplesmente dirigida ao Pai. O evangelho de João completa o sentido da oração.
     
    Trata-se de pedir ao Pai em nome de Jesus. Pedir em nome de Jesus é pedir em comunhão com ele. Jesus não é um intercessor separado, que permanece à parte, mas intercede em comunhão conosco.
    O intercessor já é o próprio Deus, presente e atencioso às nossas necessidades. O impulso da oração brota do nosso convívio com Jesus e da inspiração do Espírito Santo.


    O relato de hoje nos coloca diante de uma das mais importantes sínteses do ministério de Jesus: "Saí do Pai para vir ao mundo; agora deixo o mundo e volto ao Pai".

    Esta síntese apresenta o dinamismo no qual se fundamenta a vida e a missão de Jesus de Nazaré: do Pai ao mundo e do mundo ao Pai; quer dizer, Encarnação, por um lado, e Paixão-Ressurreição-Ascensão, por outro.

    O evangelista João nos deixa claro que a tarefa concreta dos discípulos é conseguir entender tal dinamismo, entender que a fonte da vida, do amor e da salvação é Deus; no memento em que entendam esta realidade não será necessário mais seguir falando por meio de parábolas, mas sim diretamente do Pai, pois o terão conhecido e terão acreditado fielmente nele.

    Tal confiança no amor de Deus, alcançada graças ao convencimento pleno de que Jesus é o caminho que conduz à vida digna e plena, permitirá aos discípulos dirigirem-se a Deus com atitudes de filhos.

    Deus oferece sempre seu amor ao mundo todo, mas esse amor adquire o sentido de reciprocidade só se a pessoa responde.

    O amor é incompleto se não for recíproco: até que a pessoa não o aceita fica pela metade. No entanto os discípulos o aceitam quando começa, a amar Jesus e assim tornam operacional o amor do Pai e a oração é esta relação de amor.

    Afinal, a história de cada um de nós se identifica com a história de sua oração, também naqueles momentos que não parecem ser: a ansiedade já é oração e também a busca, a angústia.


    Minha oração pessoal e comunitária acontece num momento de tranqüilidade, de paz e de grande calma? Que esforço faço em crescer na amizade com Jesus? Estou convencido para chegar a uma real identidade através da comunhão com Ele e no amor ao próximo?

     

    Reflexão Apostólica

    Muitas vezes nossa fé se envereda nos ritos, fórmulas, nos lugares sagrados, perdendo o fio condutor que nos torna únicos com Deus, através da prática do amor fraterno.

    A famosa frase: "peçam e lhes será dado" se converteu em uma prece equivocada para pedir o que nos vem à mente. Muitas vezes não sabemos pedir a Deus. Pedimos coisas que não tem nenhuma transcendência para nossas vidas ou que compartilhamos com outros. Pedimos coisas tão absurdas como, por exemplo, ganhar na loteria, como se Deus se metesse em jogos.

    É preciso ter fé para que nossas palavras verbalizem a confiança que temos em Deus e a nossa entrega seja perfeita, assim como Jesus se entregou e confiou-se ao plano divino do Pai.

    É preciso deixar Jesus rezar dentro do nosso coração para que nossa alegria seja completa!
     
    Segundo o que aprendemos e acreditamos, rezar é dizer em voz baixa ou apenas em pensamento uma oração, uma súplica ou um pedido a Deus.

    Jesus nos ensina a oração do Pai-Nosso e coloca-nos na condição de filhos de Deus, quando diz: Pai "nosso".


    Ele não nos ensina a rezar chamando a Deus de "Pai de Jesus" mas, nosso também, e é aí que nós recebemos o Pai celeste, do Filho Encarnado, e passamos a ser também chamados "filhos de Deus".

    Pedir a Deus o que quero ou preciso, em nome de Jesus, é colocar-me na condição de filho amado que sou, assim como Jesus é amado pelo Pai.

    Por exemplo: "'Senhor eu te peço, em nome de Teu Filho Jesus, que cuide da saúde da minha mãe." Assim, estou pedindo como se o próprio Jesus pedisse ao Pai, porque peço em nome de Jesus. E assim, o Pai que atende o Filho, também me atenderá, se assim for vontade d'Ele.

    Jesus nos mostrou a grandeza do amor do Pai. Já sabemos que nosso Deus é um Deus que está a favor dos despossuídos, dos que sofrem, dos que passam necessidade.
     
    Peçamos a sabedoria para estar sempre dispostos a ajudar estas pessoas que tanto necessitam de nosso carinho, nossa compreensão e nosso apoio.
     

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. Que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.
     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    PropósitoPraticar a entre-ajuda. 
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo