Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 17 de maio de 2012

    Liturgia das Horas


    COMPLETAS
    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)
    Hino
    Ó Jesus Redentor,
    do universo Senhor,
    Verbo eterno do Pai,
    Luz da Luz invisível,
    que dos vossos remidos
    vigilante cuidais.

    Vós, artista do mundo,
    e de todos os tempos
    o sinal divisor,
    no silêncio da noite
    renovai nosso corpo
    que lutando cansou.

    Afastai o inimigo,
    vós, que os fundos abismos
    destruís, ó Jesus!
    Não consiga o Maligno
    seduzir os remidos
    pelo sangue da Cruz

    Quando o corpo cansado
    for de noite embalado
    pelo sono e a calma,
    de tal modo adormeça,
    que ao dormir nossa carne
    não cochile nossa alma.

    Escutai-nos, ó Verbo,
    por quem Deus fez o mundo,
    e o conduz e mantém.
    Com o Pai e o Espírito,
    vós reinais sobre os vivos
    pelos séculos. Amém.
    Salmodia
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

    Salmo 15(16)
    O Senhor é minha herança Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).
    =1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
    2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: *
    nenhum bem eu posso achar fora de vós!'

    3 Deus me inspirou uma admirável afeição*
    pelos santos que habitam sua terra.
    4 Multiplicam, no entanto, suas dores *
    os que correm para os deuses estrangeiros;
    – seus sacrifícios sanguinários não partilho, *
    nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

    5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
    meu destino está seguro em vossas mãos!
    6 Foi demarcada para mim a melhor terra, *
    e eu exulto de alegria em minha herança!

    7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
    e até de noite me adverte o coração.
    8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
    pois se o tenho a meu lado não vacilo.

    =9 Eis por que meu coração está em festa, †
    minha alma rejubila de alegria, *
    e até meu corpo no repouso está tranqüilo;

    10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
    nem vosso amigo conhecer a corrupção.

    =11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
    junto a vós, felicidade sem limites, *
    delícia eterna e alegria ao vosso lado!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

    Leitura breve 1Ts 5,23
    Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito,
    alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

    Responsório breve
    R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.
    *
    Aleluia, aleluia. R. Senhor.
    V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
    * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor.

    Cântico evangélico, ant.
    Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!
    Aleluia.

    Cântico de Simeão Lc 2,29-32
    Cristo, luz das nações e glória de seu povo
    29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
    conforme prometestes, ó Senhor.

    30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
    31 que preparastes ante a face das nações:

    32 uma Luz que brilhará para os gentios *
    e para a glória de Israel, o vosso povo.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!
    Aleluia.

    Oração
    Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a
    fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo,
    nosso Senhor.

    O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
    e, no fim da vida, uma morte santa.
    R. Amém.
    Antífona final de Nossa Senhora

    Ave, Rainha do céu;
    ave, dos anjos Senhora;
    ave, raiz, ave, porta;
    da luz do mundo és aurora.
    Exulta, ó Virgem tão bela,
    as outras seguem-te após;
    nós te saudamos: adeus!
    E pede a Cristo por nós!
    Virgem Mãe, ó Maria!

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

     ___________________________________________________

    Ofício das Leituras

    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino
    Exulte o céu do alto,
    aplaudam terra e mar;
    o Cristo, ressurgindo,
    a vida vem nos dar.

    O tempo favorável
    à terra já voltou;
    felizes, contemplamos
    o dia salvador,

    no qual o mundo, salvo
    no sangue do Cordeiro,
    já brilha em meio às trevas
    com brilho verdadeiro.

    A morte mata a morte,
    da culpa nos redime;
    a força do vencido,
    vencendo, apaga o crime.

    É esta a nossa espera,
    é este o nosso gozo:
    também ressurgiremos,
    com Cristo glorioso.

    Por isso, celebremos
    a Páscoa do Cordeiro,
    repletos pela graça
    do seu amor primeiro.

    Jesus, sede a alegria
    perene dos remidos;
    uni na vossa glória
    da graça os renascidos.

    Louvor a vós, Jesus,
    da morte vencedor,
    reinando com o Pai
    e o seu eterno Amor.

    Salmodia

    Ant. 1 Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!
    Para sempre louvaremos vosso nome (T.P. Aleluia).

    Salmo 43(44)

    Calamidades do povo
    Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! (Rm 8,37).

    I
     2 Ó Deus, nossos ouvidos escutaram, *
    e contaram para nós, os nossos pais,
    – as obras que operastes em seus dias, *
    em seus dias e nos tempos de outrora:

    =3 Expulsastes as nações com vossa mão, †
    e plantastes nossos pais em seu lugar; *
    para aumentá-los, abatestes outros povos.
    4 Não conquistaram essa terra pela espada, *
    nem foi seu braço que lhes deu a salvação;

    – foi, porém, a vossa mão e vosso braço *
    e o esplendor de vossa face e o vosso amor.
    5 Sois vós, o meu Senhor e o meu Rei, *
    que destes as vitórias a Jacó;
    6 com vossa ajuda é que vencemos o inimigo, *
    por vosso nome é que pisamos o agressor.

    7 Eu não pus a confiança no meu arco, *
    a minha espada não me pôde libertar;
    8 mas fostes vós que nos livrastes do inimigo, *
    e cobristes de vergonha o opressor.
    9 Em vós, ó Deus, nos gloriamos todo dia, *
    celebrando o vosso nome sem cessar.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!
    Para sempre louvaremos vosso nome. Aleluia.

    Ant. 2 Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,
    não entregueis à vergonha a vossa herança!

    II
     10 Porém, agora nos deixastes e humilhastes, *
    já não saís com nossas tropas para a guerra!
    11 Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, *
    os adversários nos pilharam à vontade.

    12 Como ovelhas nos levastes para o corte, *
    e no meio das nações nos dispersastes.
    13 Vendestes vosso povo a preço baixo, *
    e não lucrastes muita coisa com a venda!

    14 De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, *
    zombaria e gozação dos que nos cercam;
    15 para os pagãos somos motivo de anedotas, *
    zombam de nós a sacudir sua cabeça.

    16À minha frente trago sempre esta desonra, *
    e a vergonha se espalha no meu rosto,
    17 ante os gritos de insultos e blasfêmias *
    do inimigo sequioso de vingança.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,
    não entregueis à vergonha a vossa herança!

    Ant. 3 Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,
    libertai-nos pela vossa compaixão! Aleluia.

    III
     18 E tudo isso, sem vos termos esquecido *
    e sem termos violado a Aliança;
    19 sem que o nosso coração voltasse atrás, *
    nem se afastassem nossos pés de vossa estrada!
    20 Mas à cova dos chacais nos entregastes *
    e com trevas pavorosas nos cobristes!

    21 Se tivéssemos esquecido o nosso Deus *
    e estendido nossas mãos a um Deus estranho,
    22 Deus não teria, por acaso, percebido, *
    ele que vê o interior dos corações?
    23 Por vossa causa nos massacram cada dia *
    e nos levam como ovelha ao matadouro!

    24 Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? *
    Despertai! Não nos deixeis eternamente!
    25 Por que nos escondeis a vossa face *
    e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?

    26 Pois arrasada até o pó está noss’alma *
    e ao chão está colado o nosso ventre.
    – Levantai-vos, vinde logo em nosso auxílio, *
    libertai-nos pela vossa compaixão!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,
    libertai-nos pela vossa compaixão! Aleluia.


    V. Céus e tera se alegram cantando: aleluia,
    R. Pela resureição do Senhor. Aleluia.

    Primeira leitura
    Da Primeira Carta de São João 3,1-10

    Somos filhos de Deus
    Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de
    Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Carísimos,
    desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que,
    quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

    3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete
    pecado, comete também a iniqüidade, porque o pecado é a iniqüidade. 5Vós sabeis que ele se
    manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que
    não o viu, nem o conheceu.

    7Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que pratica a justiça é justo, assim como ele é
    justo. 8Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio.
    Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9Todo aquele
    que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus fica nele; ele não pode
    pecar, pois nasceu de Deus.


    10Nisto se revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a justiça
    não é de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão.

    Responsório 1Jo 3,1.2b

    R. Vede, irmãos, quanto amor Deus Pai nos mostrou:
    * Que sejamos chamados de filhos de Deus
    e o somos de fato. Aleluia.
    V. Sabemos que, quando se manifestar,
    nós havemos de ser semelhantes a ele. * Que sejamos.

    Segunda leitura
    Dos Sermões de São Leão Magno, papa

    (Sermo 2deAscensione,1-4: PL 54, 397-399)
    (Séc.V)

    A ascensão do Senhor aumenta a nossa fé
    Assim como na solenidade pascal a ressurreição do Senhor foi para nós motivo de grande
    júbilo, agora também a sua ascensão aos céus nos enche de imensa alegria. Pois recordamos e
    celebramos aquele dia em que a humildade da nossa natureza foi exaltada, em Cristo, acima de
    toda a milícia celeste, sobre todas as hierarquias dos anjos, para além da sublimidade de todas
    as potestades, e associada ao trono de Deus Pai. Toda a vida cristã se funda e se eleva sobre
    uma série admirável de ações divinas, pelas quais a graça de Deus nos manifesta sabiamente
    todos os seus prodígios. De tal modo isto acontece que, embora se trate de mistérios que
    escapam à capacidade humana de compreensão e que inspiram um profundo temor reverencial,
    nem assim vacile a fé, esmoreça a esperança ou esfrie a caridade.

    Nisto consiste, efetivamente, o vigor das grandes almas e a luz dos corações fiéis: crer, sem
    hesitação, naquilo que não se vê com os olhos do corpo, e fixar o desejo onde a vista não pode
    chegar. Como poderia nascer esta piedade, ou como poderíamos ser justificados pela fé, se a
    nossa salvação consistisse apenas naquilo que nos é dado ver?


    Na verdade, tudo o que na vida de nosso Redentor era visível passou para os ritos sacramentais;
    e para que a nossa fé fosse mais firme e autêntica, à visão sucedeu a doutrina, em cuja
    autoridade se devem apoiar os corações dos que crêem, iluminados pela luz celeste.

    Esta fé, aumentada com a ascensão do Senhor e fortalecida com o dom do Espírito Santo, nem
    os grilhões nem os cárceres nem os exílios nem a fome nem o fogo nem as dilacerações das
    feras nem os tormentos inventados pela crueldade dos perseguidores jamais puderam
    atemorizá-la. Em defesa desta fé, através de todo o mundo, homens e mulheres, meninos de
    tenra idade e moças na flor da juventude combateram até ao derramamento do sangue. Esta fé
    expulsou os demônios, afastou as doenças, ressuscitou os mortos.

    Os santos apóstolos, apesar dos milagres contemplados e dos ensinamentos recebidos, ainda se
    Atemorizavam perante as atrocidades da paixão do Senhor e hesitavam ante a notícia de sua
    ressurreição. Porém, com a ascensão do Senhor progrediram tanto que tudo quanto antes era
    motivo de temor, se converteu em motivo de alegria. Toda a contemplação do seu espírito se
    concentrava na divindade daquele que estava sentado à direita do Pai; agora, sem a presença
    visível do seu corpo, podiam compreender claramente, com os olhos do espírito, que aquele que
    ao descer à terra não tinha deixado o Pai, também não abandonou os discípulos ao subir para o
    céu.

    A partir de então, caríssimos filhos, o Filho do homem deu-se a conhecer de modo mais sagrado
    e profundo como Filho de Deus. Ao ser acolhido na glória da majestade do Pai começou, de um
    modo novo e inefável, a estar mais presente no meio de nós pela divindade quando sua
    humanidade visível se ocultou de nós.

    Por conseguinte, a nossa fé começou a adquirir um maior e progressivo conhecimento da
    igualdade do Filho com o Pai, e a não mais necessitar da presença palpável da substância
    corpórea de Cristo, pela qual ele é inferior ao Pai. Pois, subsistindo a natureza do corpo
    glorificado, a fé dos que crêem é atraída para lá, onde o Filho Unigênito, igual ao Pai, poderá
    ser tocado não mais pela mão carnal, mas pela contemplação do espírito.

    Responsório Hb 8,1b; 10,22.23

    R. Nós temos um pontífice, sentado à direita
    do trono do Senhor,
    o Deus de Majestade nas alturas celestiais.
    * Aproximemo-nos, então, com fé inabalável
    e com reto coração, purificada a nossa mente
    da culpada consciência. Aleluia.
    V. Continuemos professando nossa esperança invencível,
    pois, podemos ter certeza, de que é fiel quem prometeu.
    * Aproximemo-nos.

    Oração 
    Ó Deus, que fizestes o vosso povo participar da vossa redenção, concedei que nos
     alegremos constantemente com a ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na
     unidade do Espírito Santo.  
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R
    . Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo