Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 19 de maio de 2012

    Liturgia das Horas

    Hora Média
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Hino
    Esta hora brilhou e, esplendente,
    afastou toda nuvem da cruz.
    Despojando das trevas o mundo,
    restitui às nações nova luz.

    Nesta hora Jesus ressuscita
    do sepulcro os que haviam morrido
    e, a morte vencendo, eles saem
    com um novo espírito infundido.

    Temos fé nessa aurora dos tempos,
    das cadeias da morte libertos,
    e nas graças da vida, que jorram
    como fonte a correr nos desertos.

    Glória a vós, que vencestes a morte,
    e no céu com o Pai, Sumo Bem,
    refulgindo na glória do Espírito
    reinais hoje e nos séculos. Amém.
    Salmodia
    -- salmodia complementar --
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
    Salmo 118(119),81-88
    XI (Caph)
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc
    1,50).

    81 Desfaleço pela vossa salvação, *
    vossa palavra é minha única esperança!
    82 Os meus olhos se gastaram desejando-a; *
    até quando esperarei vosso consolo?

    83 Fiquei tostado como um odre no fumeiro, *
    mesmo assim não esqueci vossos preceitos.
    84 Quantos dias restarão ao vosso servo? *
    E quando julgareis meus opressores?

    85 Os soberbos já cavaram minha cova; *
    eles não agem respeitando a vossa lei.
    86 Todos os vossos mandamentos são verdade; *
    quando a calúnia me persegue, socorrei-me!

    87 Eles quase me arrancaram desta terra, *
    mesmo assim eu não deixei vossos preceitos!
    88 Segundo o vosso amor, vivificai-me, *
    e guardarei vossa Aliança, ó Senhor!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Salmo 60(61)
    Oração do exilado Oração do justo que espera a vida eterna (Sto. Hilário).
    2 Escutai, ó Senhor Deus, minha oração, *
    atendei à minha prece, ao meu clamor!
    3 Dos confins do universo a vós eu clamo, *
    e em mim o coração já desfalece.

    – Conduzi-me às alturas do rochedo, *
    e deixai-me descansar nesse lugar!
    4 Porque sois o meu refúgio e fortaleza, *
    torre forte na presença do inimigo.

    5 Quem me dera morar sempre em vossa casa *
    e abrigar-me à proteção de vossas asas!
    6 Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, *
    e me fizestes tomar parte em vossa herança.

    7 Acrescentai ao nosso rei dias aos dias, *
    e seus anos durem muitas gerações!
    8 Reine sempre na presença do Senhor, *
    vossa verdade e vossa graça o conservem!

    9 Então sempre cantarei o vosso nome *
    e cumprirei minhas promessas dia a dia.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Salmo 63(64)
    Pedido de ajuda contra os perseguidores Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).
    2 Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! *
    Salvai-me a vida do inimigo aterrador!
    3 Protegei-me das intrigas dos perversos *
    e do tumulto dos obreiros da maldade!

    4 Eles afiam suas línguas como espadas, *
    lançam palavras venenosas como flechas,
    5 para ferir os inocentes às ocultas*
    e atingi-los de repente, sem temor.

    6 Uns aos outros se encorajam para o mal *
    e combinam às ocultas, traiçoeiros,
    – onde pôr as armadilhas preparadas, *
    comentando entre si: 'Quem nos verá?'

    7 Eles tramam e disfarçam os seus crimes. *
    É um abismo o coração de cada homem!
    8 Deus, porém, os ferirá com suas flechas, *
    e cairão todos feridos, de repente.

    9 Sua língua os levará à perdição, *
    e quem os vir meneará sua cabeça;
    10 com temor proclamará a ação de Deus, *
    e tirará uma lição de sua obra.

    =11 O homem justo há de alegrar-se no Senhor †
    e junto dele encontrará o seu refúgio,*
    e os de reto coração triunfarão.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
    Leitura breve        2Cor 5,14-15
    O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só
    morreu por todos, e que, logo, todos morreram. De fato,
    Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais
    para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
    V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R.Pois o dia já declina. Aleluia.
    Oração
    Ó Deus, inspirai aos nossos corações a prática das boas
    obras, para que, buscando sempre o que é melhor, vivamos
    constantemente o mistério pascal. Por nosso Senhor Jesus
    Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora

    V.
    Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus.

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

     ___________________________________________________

    Ofício das Leituras

    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino
    Exulte o céu do alto,
    aplaudam terra e mar;
    o Cristo, ressurgindo,
    a vida vem nos dar.

    O tempo favorável
    à terra já voltou;
    felizes, contemplamos
    o dia salvador,

    no qual o mundo, salvo
    no sangue do Cordeiro,
    já brilha em meio às trevas
    com brilho verdadeiro.

    A morte mata a morte,
    da culpa nos redime;
    a força do vencido,
    vencendo, apaga o crime.

    É esta a nossa espera,
    é este o nosso gozo:
    também ressurgiremos,
    com Cristo glorioso.

    Por isso, celebremos
    a Páscoa do Cordeiro,
    repletos pela graça
    do seu amor primeiro.

    Jesus, sede a alegria
    perene dos remidos;
    uni na vossa glória
    da graça os renascidos.

    Louvor a vós, Jesus,
    da morte vencedor,
    reinando com o Pai
    e o seu eterno Amor.

    Salmodia

    Ant. 1 Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos;
    visitai-me com a vossa salvação! Aleluia.

    Salmo 105(106)

    A bondade do Senhor e a infidelidade do povo
    Estas coisas foram escritas para nos admoestar e instruir, a nós que já chegamos ao fim dos
    tempos (1Cor 10,11).

    I
     1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, *
    porque eterna é a sua misericórdia!
     2 Quem contará os grandes feitos do Senhor? *
    Quem cantará todo o louvor que ele merece?

    3 Felizes os que guardam seus preceitos *
    e praticam a justiça em todo o tempo!
     4 Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, *
    pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

    – Visitai-me com a vossa salvação, *
     5 para que eu veja o bem-estar do vosso povo,
     – e exulte na alegria dos eleitos, *
    e me glorie com os que são vossa herança.

    6 Pecamos como outrora nossos pais, *
    praticamos a maldade e fomos ímpios;
    7 no Egito nossos pais não se importaram *
    com os vossos admiráveis grandes feitos.

    – Logo esqueceram vosso amor prodigioso *
    e provocaram o Senhor no mar Vermelho;
     8 mas salvou-os pela honra de seu nome, *
    para dar a conhecer o seu poder.

    9 Ameaçou o mar Vermelho e ele secou, *
    entre as ondas os guiou como em deserto;
     10 dos seus perseguidores os salvou, *
    e do poder do inimigo os libertou.

    11 Seus opressores afogaram-se nas águas,*
    tanto assim que não sobrou nenhum sequer.
     12 Então tiveram fé na sua palavra *
    e cantaram em seguida o seu louvor.

    13 Mas bem depressa esqueceram suas obras, *
    não confiaram nos projetos do Senhor.
     14 No deserto deram largas à cobiça, *
    na solidão eles tentaram o Senhor.

    15 Concedeu-lhes o Senhor o que pediam *
    e saciou a sua gula e seus desejos.
    16 Invejaram a Moisés no acampamento, *
    e a Aarão, o consagrado do Senhor.

    17 Abriu-se a terra e ali tragou Datan *
    e sepultou o bando todo de Abiron.
     18 Um fogo consumiu seus seguidores, *
    uma chama devorou aqueles ímpios.

    Ant. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos;
    visitai-me com a vossa salvação! Aleluia.

     Ant. 2 O povo da Aliança somos nós:
    não esqueçamos o amor do nosso Deus!

    II
     19 Construíram um bezerro no Horeb *
    e adoraram uma estátua de metal;
     20 eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, *
    pela imagem de um boi que come feno.

    21 Esqueceram-se do Deus que os salvara, *
    que fizera maravilhas no Egito;
     22 no país de Cam fez tantas obras admiráveis, *
    no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

    23 Até pensava em acabar com sua raça, *
    não tivesse Moisés, o seu eleito,
     – se interposto, intercedendo junto a ele, *
    para impedir que sua ira os destruísse.

    24 Desprezaram uma terra de delícias, *
    não confiaram na palavra do Senhor;
    25 murmuraram contra ele em suas tendas, *
    não quiseram escutar a sua voz.

    26 Então, erguendo a mão, ele jurou *
    que havia de prostrá-los no deserto
    – e dispersar os filhos seus por entre os povos, *
    espalhando-os através da terra inteira.

    27 Renderam culto a Baal, deus de Fegor, *
    e comeram oblações a deuses mortos;
    28 provocaram o Senhor com suas práticas, *
    e uma peste entre eles se alastrou.

    30 Então Finéias levantou-se e fez justiça, *
    e a peste em seguida terminou;
     31 justiça seja feita, pois, a ele, *
    de geração em geração, por todo o sempre!

     32 Junto às águas de Meriba o irritaram, *
    e Moisés saiu-se mal por causa deles;
     33 porque tinham irritado seu espírito *
    e o levaram a falar sem refletir.

    Ant. O povo da Aliança somos nós:
    não esqueçamos o amor do nosso Deus!

    Ant. 3 Salvai-nos, ó Senhor e nosso Deus,
    e, do meio das nações, nos congregai! Aleluia.

    III
     34 Não quiseram suprimir aqueles povos, *
    que o Senhor tinha mandado exterminar;
     35 misturaram-se, então, com os pagãos, *
    e aprenderam seus costumes depravados.

    36 Aos ídolos pagãos prestaram culto, *
    que se tornaram armadilha para eles;
    37 pois imolaram até mesmo os próprios filhos, *
    Sacrificaram suas filhas aos demônios.

    38 O sangue inocente derramaram, *
    o sangue de seus filhos e suas filhas,
     – que aos deuses de Canaã sacrificaram, *
    profanando aquele chão com tanto sangue!

    39 Contaminaram-se com suas próprias obras, *
    prostituíram-se em crimes incontáveis.
    40 Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, *
    e o Senhor abominou a sua herança.

    41 E entregou-os entre as mãos dos infiéis, *
    para que fossem dominados por estranhos;
     42 seus inimigos se tornaram seus tiranos *
    e os humilharam sob o jugo de suas mãos.

    =43 Quantas vezes o Senhor os libertou! †
    Eles, porém, por malvadez o provocavam, *
    e afundavam sempre mais em seu pecado.
    44 Mas o Senhor tinha piedade do seu povo, *
    quando ouvia o seu grito na aflição.

    45 Lembrou-se então da Aliança em seu favor *
    e no seu imenso amor se comoveu,
    46 fazendo que encontrassem compaixão *
    junto àqueles que os levaram como escravos.

    47 Salvai-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, *
    e do meio das nações nos congregai,
    – para ao vosso santo nome agradecer *
    e para termos nossa glória em vos louvar!

    =48 Seja bendito o Senhor Deus de Israel, †
    desde sempre e pelos séculos sem fim! *
    Que todo o povo diga Amém, oh sim, Amém!

    Ant. Salvai-nos, ó Senhor e nosso Deus,
    e, do meio das nações, nos congregai! Aleluia.

    V. Refloresceu a minha carne, e eu canto: aleluia.
    R. Eu agradeço ao Senhor de coração, aleluia.

    Primeira leitura
    Da Primeira Carta de São João 3,18-24

    Mandamento da fé e da caridade
    18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o
    critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se
    o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.
    21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22E qualquer
    coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é
    do seu agrado.

    23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos
    uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24Quem guarda os seus
    mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco,
    sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.

    Responsório 1Jo 3,24; Eclo 1,9a.10ab

    R. Quem guarda os preceitos de Deus,
    em Deus permanece e Deus nele.
    * Sabemos que em nós permanece,
    pelo Espírito que ele nos deu. Aleluia.
    V. Deus criou pelo Espírito Santo
    e espalhou sobre todas as coisas a sabedoria divina.
    * Sabemos.

    Segunda leitura
    Das Homilias sobre o Cântico dos Cânticos, de São Gregório de Nissa, bispo

    (Hom. 15:PG44,1115-1118)                (Séc.IV)

    Dei-lhes a glória que tu me deste
    Se o amor expulsa completamente o temor, de tal modo que o temor se transforma em amor,
    então compreenderemos que a salvação nos é obtida pela unidade. Pois a salvação consiste em
    estarmos todos unidos, na íntima adesão ao único e sumo bem, pela perfeição que está
    representada naquela pomba de que nos fala o Cântico dos Cânticos.

    É o que parece depreender-se das seguintes palavras: Uma só é a minha pomba, uma só é a
    minha perfeita; é a única filha de sua mãe, a predileta daquela que lhe deu à luz (Ct 6,9).

    No evangelho, a palavra do Senhor no-lo diz ainda mais claramente. Jesus abençoa seus
    discípulos, dá-lhes todo o poder e concede-lhes os seus bens. Nestes bens incluem-se também
    as santas expressões que dirige ao Pai. Mas entre todas as palavras que ele diz e as graças que
    concede, há uma que é a mais importante e como que a fonte e a síntese de tudo o mais. É
    aquela em que adverte os seus para nunca mais se separarem por divergência alguma no
    discernimento das atitudes a tomar; mas, pelo contrário, sejam um só coração e uma só alma,
    procurando acima de tudo a união com aquele único e sumo bem. Deste modo, unidos no
    Espírito Santo pelo vínculo da paz, como diz o Apóstolo, serão todos um só corpo e um só
    espírito, animado pela mesma esperança a que foram chamados.

    Entretanto, será melhor referir textualmente as divinas palavras do evangelho: Que todos sejam
    um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós (Jo 17,21).

    O vínculo desta unidade é a glória. Nenhuma pessoa sensata poderá negar que este nome
    “glória” é atribuído ao Espírito Santo, se recordar as palavras do Senhor: Eu dei-lhe a glória
    que tu me deste (Jo 17,22). Foi esta glória que o Senhor deu aos discípulos quando lhes disse:
    Recebei o Espírito Santo (Jo 20,22).

    Ele sempre possuiu esta glória, antes mesmo que o mundo existisse; mas recebeu-a também ao
    assumir a natureza humana. E uma vez que a natureza humana de Cristo foi glorificada pelo
    Espírito Santo, a glória do Espírito foi comunicada a todos os que participam dessa natureza, a
    começar pelos apóstolos.

    Por esta razão diz: Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós
    somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita (Jo 17,22-
    23). Por isso, todo aquele que vai crescendo desde a infância até alcançar o estado de homem
    perfeito, chega àquela maturidade espiritual que somente a inteligência, iluminada pela fé, pode
    compreender. Então será capaz de receber a glória do Espírito Santo, através de uma vida pura,
    livre de toda mancha. Esta é aquela pomba perfeita a que se refere o esposo quando afirma:
    Uma só e a minha pomba, uma só é a minha perfeita.

    Responsório Cf. Jo 15,15; 14,26; 15,14

    R. Não vos chamo mais meus servos,
    mas vos chamo meus amigos,
    pois vos dei a conhecer o que fiz em vosso meio.
    * Recebei o Espírito Santo, o Paráclito em vós;
    é ele a quem o Pai em meu Nome enviará. Aleluia.
    V. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meus preceitos.
    * Recebei.
    Oração
     Ó Deus, inspirai aos nossos corações a prática das boas
    obras, para que, buscando sempre o que é melhor, vivamos
    constantemente o mistério pascal. Por nosso Senhor Jesus
    Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R
    . Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo