Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 17 de maio de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 18/5/2012 - Como o nascimento de um bebê!



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Data: 17 de maio de 2012 17:17:43 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 18/5/2012 - Como o nascimento de um bebê!
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     
     
    "O Ano da Fé quer contribuir para uma renovada conversão, vivência e para uma redescoberta da fé". (D. Sérgio Rocha, Arcebispo de Brasília-DF) 
     
    Leituras do dia:

    At 18,9-18
    Sl 47(46)
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 16,20-23a

    "
    Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
    - Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    O símbolo do parto é usado por Jesus, não somente para fazer referência a sua própria ressurreição, mas também para falar da ressurreição que o homem experimenta ao se libertar da opressão e do egoísmo.

    Todo aquele que renuncia ao individualismo, à violência e a indiferença inicia um processo de ressurreição e de participação no Reino de Deus, graças a esse alimento divino que flui no coração da humanidade, que permite olhar o mundo com esperança, com uma visão alentadora da vida que derrota toda realidade de morte e tristeza.

    Nesse relato, o parto expressa a esperança da humanidade, pois a vida não pode ser compreendida unicamente como um caminho de sofrimento, de derrotas, de verdades já sabidas e de destinos irremediáveis.

    A mensagem de Jesus é clara: não estamos condenados a viver na dor e no sofrimento; estas são partes de nossa vida, porém não é a totalidade.

    Deus nos chamou a sermos homens e mulheres de esperança, convencidos de que a última palavra não pertence ao horror da morte, mas pertence à vida, à alegria do amor fraterno.

    Às palavras contrastantes de Jesus, podemos unir um acontecimento da vida: o parto. Nós sabemos que a dor do parto é forte e angustiante, mas que se transforma em alegria quando nasce o bebê, a nova criatura.
     
    Com este exemplo, Jesus nos dá a conhecer que, apesar das dificuldades e contradições que podemos ter na vida, sempre haverá uma luz no final do caminho, que nos faz acreditar que a esperança é a última que morre.

    A vida do cristão não acaba com a morte. A vida de Jesus não se acabou com a morte, mas sim, pelo amor do Pai, Jesus ressuscitou e continua vivo hoje em nossas comunidades, em nossa Igreja.
     
    Cada um de nós é chamado a ser uma testemunha comprometida dessa vida para os demais, a seguir gerando vida apesar da dor do parto. Feliz desenlace! A tristeza se converte em alegria. Peçamos ao Espírito do Ressuscitado que continue acompanhando nossa peregrinação e nos dê a capacidade de oferecer alegria ao próximo.

    Formamos um único Corpo, por isso, uns membros sofrem pelos outros membros, pois estamos ligados ao mesmo organismo e sofremos as conseqüências boas e más daquilo que nos atinge.

    A fidelidade ao Amor do Pai nos fará receber o galardão e a nossa herança. A tristeza de hoje transformar-se-á em alegria, amanhã e isto é motivo de esperança para nós.

    Você já experimentou a alegria depois da tristeza? Recorde este dia e louve o Senhor por isso! As promessas do Senhor têm se realizado na sua vida? O que você ainda espera e que ainda não aconteceu? Você acredita que o amanhã será melhor do que hoje? Qual a sua perspectiva para a sua qualidade de vida em Deus?
     
    Reflexão Apostólica
     
    Há coisas que afligem o nosso coração e que nós nunca conseguimos entender, por mais que supliquemos a Deus. São realidades que extrapolam a nossa limitação física e até mesmo a nossa percepção do sobrenatural.

    Na Sua Palavra, porém, Jesus nos dá a garantia de que O haveremos de ver outra vez e que um dia nós não precisaremos perguntar nem questionar mais nada, pois tudo nos será muito claro e transparente. Este é mais um motivo para que tenhamos esperança na nossa ressurreição e na nossa participação da vida dos santos e dos anjos que já contemplam a Deus.

    Muitas coisas agora nos parecem sem propósito, sem sentido e ambíguas, no entanto, a fé em Jesus nos leva a crer que chegará para nós o dia da vida plena.

    Estamos todos (as) sujeitos (as) às instabilidades da nossa existência humana e ficamos tristes quando alguém parte, ficamos confusos e perdidos quando não acontece o que prevíamos, gememos sob o peso dos nossos fardos e Jesus vem nos dizer que é preciso que tudo isto aconteça para que um dia nós entendamos tudo. Senão, vejamos:

    "(…) Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, EXIGEM DE NÓS UM TESTEMUNHO CORAJOSO de Jesus e do seu Evangelho, O QUE NEM SEMPRE É FÁCIL PORQUE NA VERDADE SOMOS FRACOS NA FÉ. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade". (CNBB)

    Ao se aproximar da festa de Pentecostes, somos convidados, após essa leitura a dizer: Senhor! Faz um Pentecostes em minha vida!

    Mas como medir a ação viva do Espírito Santo quando estamos tristes, desanimados, convalescentes? Como olhar ao meu redor, minha vida, minha comunidade, que em meio a tantas dificuldades ainda resiste… Como ver na desmotivação que vivem hoje as pessoas que o Espírito Santo ainda age?

    "(…) Por vezes, somos inclinados a medir a qualidade da vida carismática pela abundância de manifestações que a acompanham. Supomos que o crescimento espiritual está em proporção com a profusão de milagres e coisas extraordinárias…" (Reinaldo Reis - RCC).

    Fazemos muitas vezes isso. Enfatizamos as manifestações em vez da vida no Espírito. Credenciamos a quantidade de pessoas a ação do Espírito Santo… Muita gente seria obrigatoriamente ação do Espírito e ao contrário o descontentamento?

    Deus conhece o coração daquele que realmente precisa: "(…) Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. VOCÊS FICARÃO TRISTES, MAS ESSA TRISTEZA VIRARÁ ALEGRIA".

    Nesse mesmo contexto Reinaldo Reis exorta a vigilância em "(…) Evitar o perigo de promover, sem o desejar, uma experiência divina exclusivamente a nível emocional, uma busca exagerada do extraordinário e um egoísmo intimista, ou seja, pedir o milagre e não viver o milagre."

    Preciso olhar sob os olhos de Deus o que acontece e verificar se isso é verdade. Em muitos grupos, igrejas, comunidades tem-se abusado em momentos como correntes, semanas da graça, missas de cura e libertação, [...] para "atrair" pessoas. Esses momentos são importantes, no entanto tais ações atarem as pessoas a conhecer os milagres de Deus e não o Deus dos milagres. Esse é nosso foco?

    Precisamos aprender a estimulá-las o desejo de viver num constante estado de contato íntimo com Deus. João Paulo II dizia que não deveríamos privar a ação progressiva, suave e educadora "(…) para aquilo que é, de fato, essencial na vida no Espírito: O amor, que é a essência da vida espiritual (e não a alegria!); a fé, que é seu fundamento (e não a experiência!), a humildade, que é o escudo que a protege (e não o poder espiritual!), e a perseverança nas provações de toda sorte, que é o teste que a prova, aprofunda e confirma".

    Ao pedir um pentecostes em minha vida é talvez a partir daí tomar uma atitude de viver no Espírito Santo e talvez então, em plenitude, entender as palavras de Cristo: "(…) Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. – Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada".

    Um grupo de oração ou uma reunião de oração não deve ser "medida" por prodígios como milagres, curas, (…) mas pelo empenho dos seus participantes (inclusive os servos) em procurar uma vida mais sadia, em ouvir a palavra, meditá-la e vive-la. Essa busca irá como conseqüência, gerar mudanças em suas vidas afetivas, social e no relacionamento com seus problemas. A Isso chamamos de ação transformadora do Espírito Santo.

    Pedir um pentecostes em minha vida é dar um upgrade (levantada, recauchutada,…) na nossa fé e com essa força, que vem do alto, nos atrever a aceitar o convite de Jesus e andar sobre as águas; a olhar os problemas, que sempre surgem, com a cabeça erguida e confiante; a regaçar as mangas e lutar por uma vida melhor; a vencer meus medos, minhas angústias (…) aos invés do comodismo do aguarde de um milagre.

    Continue a acreditar! Peça um milagre, mas tenha um pouco mais de coragem! Vá à luta! Ajude! Colabore com a construção do reino.
     

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     
    Oração: Espírito de felicidade, que a certeza da ressurreição me ajude a suportar as dores e os sofrimentos, sem desfalecer.
     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Intensificar nossa resposta de fé e  anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade.
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo