Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 18 de maio de 2012

    Liturgia das Horas

    Hora Média

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
     
    Hino
    Vinde, servos suplicantes,
    elevai a mente e a voz:
    celebrai com vossos cantos,
    o amor de Deus por nós.

    Porque foi neste momento
    que a sentença de um mortal
    entregou à morte injusta
    o Juiz universal.

    E nós, súditos humildes,
    por amor e por temor,
    contra todo mau desígnio
    do perverso tentador,
    imploremos a clemência
    de Deus Pai, eterno Bem,
    do seu Filho, nosso Rei,
    e do Espírito Santo. Amém.
    Salmodia
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
    Salmo 118(119),73-80
    X (Iod)
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita atua vontade! (Mt
    26,42).

    73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, *
    fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!
    74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, *
    pois nas palavras que dissestes esperei.

    75 Sei que os vossos julgamentos são coretos, *
    e com justiça me provastes, ó Senhor!
    76 Vosso amor seja um consolo para mim, *
    conforme a vosso servo prometestes.

    77 Venha a mim o vosso amor e viverei, *
    porque tenho em vossa lei o meu prazer!
    78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! *
    Eu, porém, meditarei vossos preceitos.

    79 Que se voltem para mim os que vos temem *
    e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança!
    80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, *
    e não serei, de modo algum, envergonhado!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18
    Oração do justo perseguido Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de
    Cesaréia).

    2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *
    e protegei-me contra os meus perseguidores!
    3 Libertai-me dos obreiros da maldade, *
    defendei-me desses homens sanguinários!

    4 Eis que ficam espreitando a minha vida, *
    poderosos armam tramas contra mim.
    =5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; †
    eles investem contra mim sem eu ter culpa: *
    despertai e vinde logo ao meu encontro!

    =10 Minha força, é a vós que me dirijo, †
    porque sois o meu refúgio e proteção, *
    11 Deus clemente e compassivo, meu amor!
    – Deus virá com seu amor ao meu encontro, *
    e hei de ver meus inimigos humilhados.

    17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, *
    e de manhã celebrarei vossa bondade,
    – porque fostes para mim o meu abrigo, *
    o meu refúgio no dia da aflição.

    =18 Minha força, cantarei vossos louvores, †
    porque sois o meu refúgio e proteção, *
    Deus clemente e compassivo, meu amor!
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Salmo 59(60)
    Oração depois de uma derrota No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem!Eu venci o mundo! (Jo 16,33).
    =3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo †
    e arrasastes as nossas fileiras; *
    vós estáveis irado: voltai-vos!
    4 Abalastes, partistes a terra, *
    reparai suas brechas, pois treme.

    5 Duramente provastes o povo, *
    e um vinho atordoante nos destes.
    6 Aos fiéis um sinal indicastes, *
    e os pusestes a salvo das flechas.
    7 Sejam livres os vossos amados, *
    vossa mão nos ajude: ouvi-nos!

    =8 Deus falou em seu santo lugar: †
    'Exultarei, repartindo Siquém, *
    e o vale em Sucot medirei.
    =9 Galaad, Manassés me pertencem, †
    Efraim é o meu capacete, *
    e Judá, o meu cetro real.

    =10 É Moab minha bacia de banho, †
    sobre Edom eu porei meu calçado, *
    vencerei a nação Filistéia!'

    11 Quem me leva à cidade segura, *
    e a Edom quem me vai conduzir,
    12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *
    e não mais conduzis nossas tropas?

    – Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *
    nada vale o socorro dos homens!
    13 Mas com Deus nós faremos proezas, *
    e ele vai esmagar o opressor.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
    Leitura breve Gl 3,27-28
    Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. O que vale não é mais ser
    judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só,
    em Jesus Cristo.

    V.Os discípulos ficaram muito alegres, aleluia,
    R. Por verem o Senhor ressuscitado. Aleluia.
    Oração
    Ó Deus, fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao
    glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas,
    o que foi anunciado pela vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
    do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus. 

    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)

     ___________________________________________________

    Ofício das Leituras

    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino
    Exulte o céu do alto,
    aplaudam terra e mar;
    o Cristo, ressurgindo,
    a vida vem nos dar.

    O tempo favorável
    à terra já voltou;
    felizes, contemplamos
    o dia salvador,

    no qual o mundo, salvo
    no sangue do Cordeiro,
    já brilha em meio às trevas
    com brilho verdadeiro.

    A morte mata a morte,
    da culpa nos redime;
    a força do vencido,
    vencendo, apaga o crime.

    É esta a nossa espera,
    é este o nosso gozo:
    também ressurgiremos,
    com Cristo glorioso.

    Por isso, celebremos
    a Páscoa do Cordeiro,
    repletos pela graça
    do seu amor primeiro.

    Jesus, sede a alegria
    perene dos remidos;
    uni na vossa glória
    da graça os renascidos.

    Louvor a vós, Jesus,
    da morte vencedor,
    reinando com o Pai
    e o seu eterno Amor.

    Salmodia

    Ant. 1 Repreendei-me, Senhor, mas sem ira!

    Salmo 37(38)

    Súplica de um pecador em extremo perigo
    Todos os conhecidos de Jesus ficaram à distância (Lc 23, 49).

    I
     2 Repreendei-me, Senhor, mas sem ira; *
    corrigi-me, mas não com furor!

    3 Vossas flechas em mim penetraram; *
    vossa mão se abateu sobre mim.
     4 Nada resta de são no meu corpo, *
    pois com muito rigor me tratastes!

    – Não há parte sadia em meus ossos, *
    pois pequei contra vós, ó Senhor!
     5 Meus pecados me afogam e esmagam, *
    como um fardo pesado me oprimem.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Repreendei-me, Senhor, mas sem ira!

    Ant. 2 Conheceis meu desejo, Senhor. Aleluia.

    II
     6 Cheiram mal e supuram minhas chagas *
    por motivo de minhas loucuras.
    7 Ando triste, abatido, encurvado, *
    todo o dia afogado em tristeza.

    8 As entranhas me ardem de febre, *
    já não há parte sã no meu corpo.
     9 Meu coração grita e geme de dor, *
    esmagado e humilhado demais.

    10 Conheceis meu desejo, Senhor, *
    meus gemidos vos são manifestos;
     =11 bate rápido o meu coração, †
    minhas forças estão me deixando, *
    e sem luz os meus olhos se apagam.

    =12 Companheiros e amigos se afastam, †
    fogem longe das minhas feridas; *
    meus parentes mantêm-se à distância.

    13 Armam laços os meus inimigos, *
    que procuram tirar minha vida;
     – os que buscam matar-me ameaçam *
    e maquinam traições todo o dia.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Conheceis meu desejo, Senhor. Aleluia.

    Ant. 3 Confesso, Senhor, minha culpa:
    salvai-me, e jamais me deixeis! Aleluia.

    III
     14 Eu me faço de surdo e não ouço, *
    eu me faço de mudo e não falo;
     15 semelhante a alguém que não ouve *
    e não tem a resposta em sua boca.

    16 Mas, em vós, ó Senhor, eu confio, *
    e ouvireis meu lamento, ó meu Deus!
     17 Pois rezei: “Que não zombem de mim, *
    nem se riam, se os pés me vacilam!”

    18 Ó Senhor, estou quase caindo, *
    minha dor não me larga um momento!
     19 Sim, confesso, Senhor, minha culpa: *
    meu pecado me aflige e atormenta.

    =20 São bem fortes os meus adversários †
    que me vêm atacar sem razão; *
    quantos há que sem causa me odeiam!
    21 Eles pagam o bem com o mal, *
    porque busco o bem, me perseguem.

    22 Não deixeis vosso servo sozinho, *
    ó meu Deus, ficai perto de mim!
    23 Vinde logo trazer-me socorro, *
    porque sois para mim Salvação!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Confesso, Senhor, minha culpa:
    salvai-me, e jamais me deixeis! Aleluia.

    V. Deus nos fez renascer para a viva esperança, aleluia,
    R. Pela ressurreição do Senhor dentre os mortos. Aleluia.

    Primeira leitura

    Da Primeira Carta de São João  3,11-17

    A caridade para com os irmãos
    Caríssimos: 11Porque esta é a mensagem que ouvi desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas.

    13 Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia.   14nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15 Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si.

    16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração como pode o amor de Deus permanecer nele?

    Responsório 1Jo 3,16.14a

    R. Eis como conhecemos o amor de Deus por nós:
    Ele deu por nós sua vida.
    * Também nós devemos dar
    pelos irmãos a nossa vida. Aleluia.
    V. Nós sabemos que passamos da morte para a vida,
    porque amamos os irmãos. * Também nós.

    Segunda leitura

    Dos Tratados sobre o Evangelho de João, de Santo Agosti­nho, bispo

    (Tract. 124, 5.7: CCL 36, 685-687)         (Séc. V)

    As duas vidas
    A Igreja conhece duas vidas, que lhe foram anunciadas por Deus; uma é vivida na fé; a outra, na visão. Uma, no tempo da caminhada; outra, na mansão eterna. Uma, no trabalho; outra, no descanso. Uma no exílio; outra, na pátria. Uma, no esforço da atividade; outra, no prêmio da contem­plação.

    A primeira é representada pelo apóstolo Pedro; a segun­da, pelo apóstolo João. A primeira desenvolve-se completa­mente sobre a terra até que o mundo acabe, e então encon­trará o fim; a outra prolonga-se para além do fim dos tempos, e nunca acabará no mundo que há de vir. Por isso foi dito a Pedro: Segue-me (Jo 21,19); mas a João diz-se: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me! (Jo 21,22).

    "Segue-me tu, imitando minha paciência em suportar os males temporais. E ele permaneça até que eu venha, para conceder os bens eternos". Ou ainda mais claramente: "Siga-me a atividade que, a exemplo de minha paixão, já terminou. Mas a contemplação, que apenas começou, per­maneça assim até que eu venha para levá-la à perfeição".

    Portanto, quem segue a Cristo, acompanha-o na santa plenitude da paciência, até à morte. Permanece até a vinda de Cristo, para lhe manifestar a plenitude da ciência. Agora suportam-se os males deste mundo, na terra dos mortais. Depois, contemplaremos os bens do Senhor, na terra dos vivos.

    As palavras de Cristo: Quero que ele permaneça até que eu venha, não devem ser interpretadas como se quisesse dizer: "permanece até o fim" ou "fica assim para sempre", mas "permanece na esperança"; pois o que João representa não atinge agora a sua plenitude, mas apenas quando Cristo vier. Pelo contrário, o que Pedro representa, a quem o Senhor disse: Segue-me, deve cumprir-se agora, para podermos alcançar o que esperamos.

    Contudo, ninguém ouse separar estes dois insignes apóstolos. Ambos se encontravam na situação representada por Pedro e ambos haviam de se encontrar na situação representada por João. No plano do símbolo, Pedro seguiu e João ficava; mas no plano da fé, ambos suportavam os males da vida presente, ambos esperavam os bens da felici­dade futura.

    O que sucedeu com eles, sucede com toda a santa Igreja, esposa de Cristo: também ela lutará no meio das tentações do mundo para alcançar a felicidade futura. Pedro e João representavam as duas vidas, cada um simbolizando uma delas; mas ambos viveram esta vida temporal, animados pela fé, e agora já se alegram eternamente na outra vida, pela contemplação.

    Pedro, o primeiro apóstolo, recebeu as chaves do reino dos céus, com o poder de ligar e desligar os pecados, para que fosse timoneiro de todos os santos, unidos inseparavelmente ao corpo de Cristo, em meio às tempestades desta vida. E João, o evangelista, reclinou a cabeça sobre o peito de Cristo, para exemplo dos mesmos santos, a fim de lhes indicar o porto seguro daquela vida divinamente tranqüila e feliz.

    Todavia, não é somente Pedro, mas a Igreja universal, que liga e desliga os pecados. E não é só João que bebe da
    fonte do coração do Senhor, para ensinar com sua pregação
    que, no princípio, a Palavra era Deus junto de Deus, e outros
    ensinamentos profundos a respeito da divindade de Cristo, da Trindade e da Unidade de Deus. No reino dos céus, estas verdades serão por nós contempladas face a face, mas na terra nos limitamos a vê-las como num espelho e obscuramente, até que o Senhor venha. Não foi só ele que descobriu estes tesouros do coração de Cristo, mas a todos foi aberta pelo mesmo Senhor a fonte do evangelho, a fim de que por toda a face da terra todos bebessem dele, cada um segundo sua capacidade.

    Responsório Cf. IPd 5,10; 2Cor 4,14

    R. O Deus de toda a graça que, em Cristo, nos chamou
    à sua glória infinita,
    * Depois que nós tenhamos sofrido por um pouco,
    nos aperfeiçoará, nos fará inabaláveis
    e nos fortificará. Aleluia.
    V. Aquele que a Jesus ressuscitou,
    com Jesus, também, nos ressuscitará. * Depois que.

    Oração 
    Ó Deus, fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao
    glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas,
    o que foi anunciado pela vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
    do Espírito Santo.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R
    . Graças a Deus.
     

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo