Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 18 de maio de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4712



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Data: 17 de maio de 2012 04:54:32 BRT
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4712
    Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>

    JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA

    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Escuta da Palavra e Meditação - 17/5/2012 - A tristeza se transf

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Qua, 16 de Mai de 2012 6:22 pm



    "O Ano da Fé quer contribuir para uma renovada conversão, vivência e para uma redescoberta da fé". (D. Sérgio Rocha, Arcebispo de Brasília-DF)

    Leituras do dia:

    At 18,1-8
    Sl 98(97)

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 16,16-20

    "E Jesus disse:
    - Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente.
    Alguns dos seus discípulos comentaram:
    - O que será que ele quer dizer? Ele afirma: "Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente". E diz também: "É porque vou para o meu Pai". O que quer dizer "pouco depois"? Não entendemos o que isso quer dizer.
    Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse:
    - Eu afirmei que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros?"

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    Uma das características do evangelho de João é o uso da repetição didática de palavras ou frases. A afirmação sobre o ver e o não ver Jesus é repetida três vezes, e a dificuldade de entendimento dos discípulos fica patente.

    Jesus já mencionara a sua partida, causando receios e tristeza nos discípulos que já vinham experimentando as ameaças do poder religioso do Templo e das sinagogas.

    Os discípulos estão confusos diante da afirmação de Jesus, aparentemente contraditória, de não vê-lo e tornar a ver. Costuma-se interpretar esta afirmação como a manifestação do conhecimento exato, por parte de Jesus, de tudo o que aconteceria a respeito de sua morte e ressurreição, e de como os discípulos tornariam a vê-lo ressuscitado.

    As palavras de Jesus antecipam uma união mais permanente que a estabelecida nas aparições depois da ressurreição. "Ver" Jesus é a chave da espiritualidade e a fonte da alegria dos discípulos e discípulos. Refere-se à experiência constante de sua presença neles e nelas, experiência mediada pela presença do Espírito Santo em suas vidas.

    Definitivamente, os discípulos recebem de Jesus uma promessa de felicidade e de alegria; em virtude deste instante que modifica completamente a situação difícil em que «os seus», a comunidade eclesial estão vivendo, os seus entrarão numa realidade de mundo iluminada pela ressurreição.

    Estou convencido que o momento da prova passará e Ele voltará a estar comigo? «Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria». Estas palavras de Jesus que efeito tem em sua vida? Como vives teus momento de tristeza e de angústia?

    Jesus adverte que haverá tristeza, prantos e lamentos por parte de seus discípulos, enquanto que o mundo parece estar alegre, mas na realidade essa alegria é falsa e cruel, pois o mundo e seus sequazes provocaram a morte de Jesus. Em contraste, a alegria dos discípulos é duradoura.

    Ao compartilhar a dor da morte com Jesus, compartilham também a alegria de sua ressurreição. Então "a tristeza se converterá em alegria", por tratar-se de uma alegria que surge triunfante da dor.

    Jesus ressuscitou! Se tivéssemos ao menos uma noção mesmo que superficial disso, mas uma noção verdadeira, não seríamos tristes. O ser humano, de forma geral se abala fácil. A sociedade lhe impõe isso.

    É necessário que creiamos que Cristo pode e vai transformar nossa tristeza em alegria! Jesus ressuscitou e nos quer sorrindo! Alegremo-nos, pois Ele está conosco e olha por nós, nos guia e nos protege de todo mal!

    Reflexão Apostólica:

    Como vemos, não obstante os discípulos terem convivido com Jesus, mesmo assim eles não entendiam as palavras do Mestre quando falava de seu mistério de entrega total por nós, quando dizia que: "Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente". E diz também: "É porque vou para o meu Pai."

    Hoje em dia também muitos ainda não entendem ou se recusam a entender o mistério da fé que se concentra na pessoa de Cristo. E o pior é que tem alguns que se dão o luxo de criticar a Igreja, a nossa Igreja que representa a ÚNICA RELIGIÃO QUE FOI FUNDADA POR DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO.

    Com todo respeito aos nossos irmãos de outras religiões, todas as demais foram fundadas ou criadas por homens. Só o catolicismo foi criado por Jesus Cristo. "Pedro. Tu és pedra e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja. E as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela. E tem mais : "E eis que estarei convosco até o fim dos tempos."

    Não nos acovardemos quando for preciso defender a nossa Igreja. Sem ofender a outra pessoa que esteja criticando o Papa, ou os padres, peçamos o Espírito Santo que fale através de nós.

    Comece a responder as acusações. O difícil é começar. Comece a falar e as palavras fluirão através de você. Por outro lado, entrar em bate boca não é uma coisa elegante. Nem fazer como na Irlanda, onde católicos e protestantes vivem se matando. Com toda firmeza, devemos defender nossos padres quando forem vítimas de chacotas, acusações injustas etc.

    Para ilustrar lá vai uma pequena historinha (perdão pela redundância):

    Certa vez, num pedaço de grama do jardim, um grupo de formigas resolveu fazer sua morada. Pragmáticas, construíram suam morada como aprenderam das suas antecessoras e das gerações e gerações de formigas que viveram por ali.

    Era um jardim novinho, não havia nenhuma outra equipe de formigas por ali, pensaram então ser o lugar ideal para se instalar. Eles o chamaram de CENÁCULO.

    Durante três anos levantaram seus sonhos naquele jardim e ali também edificaram seus sonhos, colocaram seus ovos, procriaram, viram crescer inúmeras tocas.

    Naquele formigueiro aconteciam coisas estranhas. Formigas machucadas voltavam a andar; cegas voltavam a enxergar e afirmam as saúvas mais velhas que viram formigas mortas ressuscitarem.

    Formigas de outros formigueiros começaram a procurar aquele local em busca desse entendimento. Sua fama correu por locais inimagináveis.

    No entanto, algo começou a perturbar aquela paz…

    Pequenas crianças, jovens e adultos humanos que moravam por ali, sem motivo algum, começaram a "brincar" com suas tocas. Destruíam suas construções e com elas os seus sonhos. A brincadeira humana amedrontou muitos daqueles que vieram buscar a paz naquele local que então preferiram fugir, se esconder, correr…

    Com a terra toda mexida e agora vulneráveis, temiam as chuvas que poderiam ser devastadoras para sua comunidade. Antes mesmo que pudessem reconstruir o previsível aconteceu – as chuvas vieram…

    Pingos de chuva começaram a cair e o medo a cercar todo o formigueiro. A medida que a enxurrada aumentava viam seus móveis, alimentos e sonhos sendo levados para outros lugares. O cenáculo resistia a chuva, mas formigas temiam não agüentar…

    A água em uma forte torrente arrastou todo o cenáculo para um canto do jardim.

    A chuva parou e as crianças também voltaram. Pensaram que agora seria seu fim. "(…) vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria".

    Estranhamente as crianças não vinham para destruir suas tocas como outrora. Criaram coragem, saíram da toca e viram que seu formigueiro estava alojado perto de um ninho de gansos. Barulhentos e corajosos não permitiam que as traquinagens das crianças destruíssem seu ninho e por conseqüência o das formigas.

    As formigas festejavam e motivas pela presença do GANSO voltaram a construir, pois agora só corriam risco quando formigas impetuosas mordiam os gansos e como conseqüência afastavam seu ninho da toca.

    Uma formiga chamada "pedrisco" foi lá fora e gritou: "(…) Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer! Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse:. É isto o que eu vou fazer nos últimos dias—diz Deus—: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem. Em cima, no céu, farei com que apareçam coisas espantosas; e embaixo, na terra, farei milagres. Haverá sangue, e fogo, e nuvens de fumaça; o sol ficará escuro, e a lua se tornará cor de sangue, antes que chegue o grande e glorioso Dia do Senhor Então todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos ". (Atos 2, 14-21)

    Aquelas crianças malvadas agora de longe viam o formigueiro crescer sem nada poder fazer. Apelidaram o ganso que fez seu ninho onde as formigas pararam de ESPÍRITO SANTO e o seu bando de DONS.

    Coragem! Vamos lá! O GANSO está conosco!

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Ter paciência no meio da tribulação e esperar o bom que virá.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    2.

       MISERICÓRDIA DE DEUS (06) MISERICÓRDIA NO MINISTÉRIO DE

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Qua, 16 de Mai de 2012 8:08 pm





    MISERICÓRDIA DE DEUS !

    (06) MISERICÓRDIA NO MINISTÉRIO DE JESUS !

    "Prefiro a misericórdia ao sacrifício, porque não vim chamar os justos, mas os pecadores". (Mt.9,13).

    O ensinamento de Jesus era suportado pela Sua oração, pelo Seu estilo de vida, pelo Seu trabalho que fez com que os Fariseus vissem e tomassem as suas resoluções e até ficassem edificados.

    Fariseus e Saduceuas esperavam um Messias politico, mas Jesus era uma pessoa humana, um pregador itinerante que até fazia milagres, e era natural duma pequena aldeia.

    Ora isso não correspondia às ideias que eles tinham e até julgavam que estava tudo errado e Ele não era o verdadeiro Messias.

    Por isso, Fariseus e Saduceuas, pensariam de tudo o pior ; mas não incluíam Jesus na classe dos pobres.

    Para eles os pobres não eram os que não tinham nada mas sim os marginalizados.

    Os marginalizados eram aqueles que não tinham uma situação legal : eram doentes ou aleijados e mendigos, sem família para suportar como viúvas ou órfãos; não eram bons trabalhadores e eram considerados pecadores como prostitutas ou cobradores de impostos.

    Para surpreza de toda a gente, Jesus, recebia os pecadores ; por vezes até comia com eles.

    Tomar uma refeição com alguém na cultura daquele tempo, indicava um bom relacionamento.

    Aqui estava Jesus ; aqui estava a esperança para os pobres – alguém que os ouvisse e cuidasse deles.

    Jesus censurava os Fariseus, dizendo-lhes :

    - "Prefiro a misericórdia ao sacrifício, porque não vim chamar os justos, mas os pecadores". (Mt.9,13).

    E Jesus fazia muitos milagres em favor dos mais pobres.

    Através da oração, Jesus desenvolvia um especial relacionamento de amor a Deus e dava assim uma imagem totalmente diferente do Deus dos Fariseus e Saduceus.

    Jesus apresentava um Deus misericordioso e clemente, cuja compaixão se manifestava para com a miséria humana.

    Era esta manifestação de Deus que animava o ministério de Jesus.

    Jesus foi baptizado no rio Jordão e foi para o deserto onde foi tentado pelo demónio.

    Assim já podia proclamar que o Espírito de Deus estava sobre Ele, como aconteceu quando foi ler na sinagoga de Nazaré :

    -"O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres".(Lc.4,18).

    E assim ele ensinou outros a rezar – Uma oração que em primeiro lugar honra a Deus; reconhece a nossa total dependência de Deus em todas as nossas dificuldades, tanto físicas como espirituais; não só pede a misericórdia de Deus como também é misericordioso e compassivo.

    Foi esta mesma imagem de amor a Deus que inspirou Jesus a proclamar o maior dos Mandamentos, quando interrogado pelos Fariseus.

    Referindo-se ao Deuteronómio, Jesus respondeu a uma pergunta :

    -"Mestre, qual é o maior Mandamento da Lei ?. Jesus disse-lhe : Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento". (Mt.22,36-40).

    Para Jesus, o amor de Deus necessitava de uma melhor definição, e então Jesus acrescentou :

    -"O Segundo é-lhe semelhante : amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

    Para os seus mais próximos, Jesus descreveu o mandamento do amor ainda de outra maneira :

    -"Um novo mandamento vos dou : Que vos ameis uns aos outros ; Assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros. É por isto que todos saberão que sois Meus discípulos : Se vos amardes uns aos outros".(Jo.13,34-35).

    Certamente, os primeiros Cristãos receberam esta mensagem no coração, o que levou Tertulianao, um não crente do século II, a dizer :

    -Vejam como os Cristãos se amam uns aos outros.

    John

    Nascimento

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Conheça o Y!Encontros e passe o Dia dos Namoradosem boa companhia!

    Super Oferta Computadores HP

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo