Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 20 de junho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 20/6/2012 - Hipocrisia e a omissão X sinceridade e compromisso

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Terça-feira, 19 de Junho de 2012 19:07
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 20/6/2012 - Hipocrisia e a omissão X sinceridade e compromisso



    Leituras do dia:
     
    2Rs 2,1.6-14
    Sl 31(30)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 6,1-6.16-18

    "
    - Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.
    - Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
    - Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
    - Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Jesus mostra uma porção de coisas incorretas e ou mesmo erradas que os fariseus faziam, e recomenda os discípulos a não agirem assim. 
     
    Que bom que os fariseus e doutores da Lei existiram no tempo de Jesus, e faziam muitas coisas incorretas. Por que assim nós podemos entender hoje o que é certo e o que é errado, porque Jesus ao combatê-los nos mostrou o caminho certo.  
     
    Com toda certeza, foi com a permissão de Deus que se desenvolveu aquela sociedade excludente formada pelos saduceus, escribas, fariseus, e doutores da Lei. Para quando Jesus chegasse lá, tivesse como nos exemplificar o que estava errado e o como devemos ser, desmantelando o velho, e construindo o novo, com a palavra e com seu exemplo.
    Será que ainda hoje tem gente que faz como os fariseus?  Gente que faz as coisas visando serem vistas, visando sua glória pessoal, seu engrandecimento, a fim de aparecer?
     
     
    Jesus volta e meia explicava uma coisa e em depois falava exatamente ao contrário. Por Exemplo. Hoje Ele nos adverte para não ficar com mania de aparecer. Mas outro dia, Cristo vai nos dizer o contrário. Que a nossa luz não deve ser colocada em baixo do móvel, mais sim no alto para que todos vejam as nossas boas obras.  E agora? Como entender a mensagem do Mestre? 
    Na verdade, ao fazer isso, Ele está mostrando o verso da medalha, a exceção da regra.
     
     
    Jesus tinha dito que quando levássemos um tapa no rosto, que virássemos o outro lado para apanhar mais. Quando o soldado deu-lhe uma bofetada, Jesus não fez isso, mas sim mostrou o verso da medalha, explicou  o que Ele fez e em seguida perguntou ao soldado. Por que me bates?  Em outras palavras, é o mesmo que dizer: O que foi que eu fiz para merecer uma bofetada?
    Porque na verdade, tanto precisamos rezar no nosso quarto, como precisamos rezar em público, e foi o próprio Jesus que recomendou, dizendo que estaria no meio de nós quando estivermos reunidos em seu nome, como já comentamos em outra reflexão. 
     
    Onde queremos chegar? É o seguinte. É claro que precisamos de comentaristas nas missas, de padres nos altares, de pessoas animando o canto lá na frente etc. Que tudo isso seja feita para a glória de Deus e não para a nossa projeção pessoal. Pois é importante que vejam as nossas boas obras, principalmente as crianças, e que a nossa luz brilhe para que todos vejam.
    Só que não podemos esquecer que essa luz não é nossa. Somos seres opacos.  A luz que brilha em nós, é a luz de Deus que reflete através de nós. Somos apenas uma espécie de espelhos que reflete a luz de Deus aos homens. 
     
    Por isso, nenhum aplauso, nenhuma honra ou glória merecemos se fizermos um discurso, palestra ou sermão inspirado e bonito. 
     
     
    Não fizemos nada por nossa competência. Foi o Espírito Santo quem falou através da nossa pessoa. Sempre que posso, eu proíbo os aplausos dizendo. Não façam isso. Não me recompensem aqui e agora. Porque eu prefiro a recompensa lá de cima.

    Reflexão Apostólica

    O texto de hoje nos ajuda a fazer uma reflexão, uma introspecção. Estamos diante de um Evangelho que determina o nosso ser cristão. É, diria eu, o termômetro da nossa própria fé católica. E não poderia existir passagem melhor do que a do Evangelho de hoje.
    Lembram-se desse ditado: "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento… "? Ele se refere a pessoas que são supérfluas, que não são sinceras, que aparentam ser uma coisa mas são outra na realidade.

    Ninguém gosta de pessoas que têm essa conduta, nem Jesus, por isso ele exorta seus discípulos a não se deixarem levar pelo Velho Farisaísmo que se preocupa muito com aquilo que as pessoas vão pensar a meu respeito, e que por isso, sempre querem posar de "bonzinhos", cristãos exemplares, só que aqui há um problema muito sério. As pessoas só nos vêm por fora mas Deus nos vê por dentro. Vende-se uma imagem falsa, daquilo que não se é,

    Isso chama-se propaganda enganosa, e na relação com as pessoas até que a gente consegue, mas com Deus não tem jeito, somos o que somos….

    Qualquer prática religiosa deve exteriorizar algo que está no mais íntimo de nós, lá em nosso coração, aliás, isso é o mais importante, diz esse evangelho, pois um salmo muito bonito diz que Deus nos conhece quando estamos sentados ou em pé, de frente e por trás, no alto da montanha ou no fundo do abismo, estamos sempre diante dele.

    Deus nos pede sinceridade e coerência naquilo que fazemos, principalmente em nossas práticas religiosas, tudo tem que sair do coração, a oração, o jejum e a esmola, feitos para Deus e não para os homens.

    Claro que hoje em dia os cristãos não ficam nas praças públicas rezando em alta voz para que todos o vejam, mas há certas orações bem arrogantes, aquelas nas quais determinamos a Deus o que e como queremos.

    Quanto a esmola, o problema é o modo como a damos, se não sabemos o nome da última pessoa que ajudamos, nem quem é ela, nem como chegou aquela situação, pode ter certeza de que Deus nem tomou conhecimento dessa esmola, "Eu estava no pobre e você não me reconheceu", há certas esmolas que damos apenas para nos vermos livres de quem pede.

    E o Jejum, há algo que possamos hoje em dia dizer sobre ele? Sim, o jejum que agrada a Deus é aquele em que, afirmamos com a nossa atitude, que nossa maior necessidade é TER DEUS em nossa vida, o resto a gente pode se virar… e um segundo ponto, quando o nosso jejum é solidário com quem nada tem, sendo precedido de uma obra de caridade na promoção humana, aliás, se o Jejum não estiver ligado à oração e a esmola, de nada valerá….sendo um puro Farisaísmo…
     
    Em todas as circunstâncias façamos então a opção singela pelo silêncio. Seria essa a síntese do evangelho do dia de hoje?
     
    Ao rezar, que nossa oração chegue ao céu como a fumaça do incenso que sobe; ao construir um prédio, não esperemos ganhar um apartamento para lá morar. Ao dar, não esperar pelo "obrigado". No sofrimento, buscar um aprendizado…
     
    Jesus, mais uma vez, demonstra ter razão ao afirmar, em outro momento, que não estamos ainda preparados para conhecer a verdade sobre a vida.

    Sim, AINDA não suportaríamos hoje viver assim. Somos seres sociais, adoramos contar o que acontece conosco e por vezes abusamos e nos vangloriamos; gostamos de chamar atenção para nós; precisamos que o mundo e as decisões tomadas gravitem ao redor dos nossos quereres e vontades…

    Somos seres sociais e não gostamos de ficar sozinhos, detestamos o isolamento. Alguns chamam de auto-afirmação a necessidade que temos de sermos vistos; amamos "tapinhas nas costas". Precisamos ser lembrados até compramos presentes pra nós mesmos por medo que ninguém se lembre do nosso aniversário.

    Se nós, normais, sociais e sem medos, vivemos assim e ainda precisamos aprender a fazer as coisas em silêncio, como será que é viver tendo medo do silêncio?

    Uma criança que teme o escuro dorme com um abajur ou a TV ligado; um jovem sozinho a noite em casa deixa o máximo de luzes acesas tentando não deixar espaços escuros onde possam habitar fantasmas de sua própria imaginação.
     
    Pessoas que temem o silêncio não conseguem se afastar após longos anos liderando; não conseguem ver o correto, para sempre ser necessária a sua opinião; quando adoecem "publicam" o tamanho SUPER do que ela tinha; em suas orações aumentam palavras e não dizem nada.

    Temerosos do silêncio! Louvem sempre a Deus no tom que quiser e que sua intimidade permitir, mas saiba que Ele não é surdo! NOSSA dor TALVEZ não seja a metade da do vizinho; NOSSA fé TALVEZ seja a décima parte daquele que em silêncio roga. NOSSA angústia DE REPENTE não é NADA perto daquele que realmente tem um problema.

    Se temos a Deus por que nos apegamos a recompensa? Por que ainda somos tão imaturos na fé? Pagamos por um milheiro de uma graça alcançada, mas colaboro concretamente com uma só palavra para que um irmão se salve. Se vendessem velas de cem dias tenho certeza que seria um tremendo sucesso, mas como não se indignar com quem toparia com isso, mas não consegue passar (em silêncio) uma hora escutando a palavra numa missa dominical?

    Ai do padre que não ler a intenção de dez anos e cinco dias pelo falecimento do fulano de tal! Como diz um padre amigo: "Oh povo de chagas abertas!"

    Deixemos no silêncio, que insistimos em NÃO fazer, Deus agir. "(…) Dizia também: O REINO DE DEUS é como um homem que lança a semente à terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota E CRESCE, SEM ELE O PERCEBER. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita". (Mc 4, 26-29)


    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, só te agradam as ações feitas na simplicidade e no escondimento. Que eu procure sempre agradar-te, enveredando por este caminho. Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.


     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Viver a verdade, sem hipocrisia.

     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo