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    quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

    CATEDRAIS MEDIEVAIS


    CATEDRAIS MEDIEVAIS

    Link to Catedrais Medievais

    Posted: 09 Jul 2013 08:30 PM PDT
    Altar da igreja da Imaculada Conceição, Londres. Desenho de
    A.W.Pugin, arquiteto inglês que impulsionou a retomada do gótico
    continuação do post anterior

    Dr. Rose não fica na crítica. Ele propõe normas de ação positivas aplicadas em paróquias dos EUA.

    Lá, o desprezo pelas cafajestices arquitetônicas alimentou a tendência para que as igrejas voltem a ser como eram.

    Rose refere o caso da igreja de São Patrício em Forest City, Missouri. Ela foi modernizada por dentro com painéis de compensado.

    A Via Sacra, o velho altar, imagens e objetos sagrados desapareceram. Em 1999, o pároco, Pe. Joseph Hughes, iniciou a restauração.

    Objetos como a lâmpada do Santíssimo, o tabernáculo e os candelabros, piedosamente guardados pelos fiéis, foram reaproveitados.

    Onde o altar principal foi poupado, diz Rose, deve-se reinstalar o Santíssimo Sacramento no tabernáculo, removendo as modernidades acrescentadas, elaboradas em geral com materiais de segunda classe e já caducos.

    Restaurado o ponto monárquico, não é difícil devolver a hierarquia, a sacralidade e a beleza à igreja.


    Acrêscimo incongruente na catedral gótica de Ely:
    exemplo de absurdos que podem ser removidos
    sem dano e com muito proveito
    No lugar em que os altares foram demolidos, a restauração poderá ser uma oportunidade para se desenhar e construir algo ainda mais rico e mais belo do que o original, segundo o autor.

    Assim ocorreu na catedral São Paulo, de Worcester, e em várias igrejas históricas na diocese de Victoria, Texas.

    Nas igrejas novas, como a arquitetura moderna montou estruturas tipo "use e jogue fora", Rose propõe aplicar esse princípio e jogar fora os acréscimos modernosos.

    A seguir, deve-se dar à igreja um senso hierárquico, definindo um presbitério, uma nave, elevando um altar-mor, corrigindo as assimetrias, expurgando os ares de auditório ou teatro.

    No tocante às igrejas tão ousadas que nem adianta reformar, Rose lembra que foram feitas para durar pouco e servir para outras funções.

    Então, que se construam no mesmo lugar outras igrejas, fiéis à estética antiga.

    Michael Rose menciona novos grupos de arquitetos formados em prestigiosas universidades, e que desenvolvem projetos inspirados nas obras-primas dos séculos de glória da Igreja e de acordo com as necessidades do século XXI.

    Mas isso não é tudo.

    Formação da opinião católica, inclusive do clero

    Catedral de Los Angeles, EUA: lastimável exemplo
    de prédio que pode servir para qualquer coisa: fábrica, estádio coberto, até ... igreja!
    Para dar estabilidade à recuperação do patrimônio arquitetônico católico, é necessária uma campanha de formação do clero e dos fiéis.

    Como no caso do tratamento de alcoólatras, o primeiro passo é que eles admitam que andaram mal. Ou seja, admitam serem feias e antifuncionais, banais e incapazes de inspirar a religião, as igrejas novas pós-Vaticano II.

    O segundo passo consiste em identificar a causa do problema: as agendas teológicas que desejam mudar (desfigurar!) o rosto do catolicismo.

    O terceiro passo é "remover o câncer", ou seja, os LDCs devem deixar de interferir na hora de construir ou renovar as igrejas.

    Abadia de New Clairvaux, Califórnia, EUA: admirável exemplo
    de nova construção recuperando elementos antigos
    Quarto: contratar arquitetos que tornem manifesta a fé no prédio da "casa de Deus".

    Quinto: bispos, sacerdotes e leigos devem engajar-se na preservação e enriquecimento das igrejas com os melhores materiais razoavelmente disponíveis.

    Por fim: educar seminaristas, clérigos e leigos sobre o significado da igreja e sua íntima relação com a fé católica.

    Dr. Rose conclui que os católicos do século XXI podem corrigir a calamitosa situação atual e impulsionar um renascimento da arquitetura sagrada, recuperar os tesouros do passado no seu esplendor original e erigir novas igrejas, belas, duráveis, verdadeiros vasos de significado para as gerações vindouras de fiéis.

    O autor restringe-se a seu campo de arquiteto e faz um balanço substancioso de quase um século de Revolução Cultural na arquitetura religiosa.

    Catedral de Canterbury. A Igreja Católica é imortal e, na variedade dos bons estilos,
    Ela vencerá as trevas da confusão arquitetônica e religiosa
    Ele não aborda diretamente a crise que grassa na Igreja Católica. Neste contexto, a restauração para a qual ele acena merece encorajamento, compreendendo-se porém que, sem a penitência e sincera conversão pedida por Nossa Senhora em Fátima, não se recuperará a plenitude de sanidade e glória na Igreja.

    Sem essa conversão profunda, o sadio movimento — auspiciado pelo talentoso arquiteto Michael Rose — poderá impor um retrocesso parcial à Revolução Cultural religiosa, mas à la longue poderá ser tragado pela voragem progressista.

    Pois o foco causador da revolução estética é o processo de autodemolição, denunciado por Paulo VI, em curso na Igreja. Sem que este cesse, nada de durável poderá realizar-se.

    Tal autodemolição seria fatal, caso não existisse a promessa infalível de Nosso Senhor, de que as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja.

    FIM




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    Posted: 02 Jul 2013 08:30 PM PDT
    Altar-mor do santuário de Compostela
    continuação do post anterior

    Michael Rose descreve o ambiente típico de uma igreja americana moderna.

    As cadeiras circundam o altar. Não há genuflexórios, e as poltronas convidam a cruzar as pernas, passar o braço por cima do espaldar do vizinho ou pôr os pés no respaldo da frente.

    As posturas informais calham bem com a atmosfera criada pela nova arquitetura.

    Não há espírito de oração nem reverência. Não há arte sacra.

    Há burburinho e bate-papo entre os fiéis. Uns procuram amigos e parentes com o olhar, e trocam "tchauzinhos".

    Não há ponto monárquico. Não raro o altar está baixo demais para ser visível.

    O sacerdote, quando senta, desaparece. Se alguém está lendo, só se fica sabendo por causa das caixas de som.


    Nossa Senhora Rainha da Polônia, Cracóvia.
    A imagem pretende ser de Jesus Crucificado
    A igreja moderna não é hierárquica: tudo é igual. Não há lugar sagrado. O presbitério não se distingue da nave. Esta foi decapitada. É mais um local de reunião.

    A igreja de Cristo Rei, em Las Vegas, é reconfigurada de tempos em tempos. Por vezes o altar está no centro, outras vezes junto a uma das paredes.

    As cadeiras, ora em torno do altar, ora dispostas em asas. Os paroquianos não sabem o que os espera a cada domingo.

    O atril ou ambão (pequena tribuna em forma de plano inclinado, onde se colocam livros ou pautas para serem lidos) está em alguma parte perto da mesa.

    Ambiente de recolhimento e oração na catedral de Regensburg
    Cantores e músicos se exibem num local proeminente, em que possam aparecer destacadamente.

    Coro, pianista, guitarrista, violinista, baterista ficam olhando para a assembléia.

    O chamado "ministério da música" é mais perceptível que o do altar.

    E como o agradável e o comum são objetivos da nova arquitetura, a música também tem que ser prazenteira e popular.

    Os cânticos dos fiéis são abafados pelo sistema de som.

    O altar não faz referência ao sacrifício, assemelha-se a uma mesa de jantar.

    Não há iconografia sacrifical, e poucas vezes um Crucifixo destacado.

    Na hora da comunhão, muitos leigos distribuem as hóstias; e se colocam em tantos lugares, que é difícil escolher de qual deles se aproximar.

    Quando a Missa termina, os fiéis saem conversando, rindo. Em instantes o "espaço de culto" fica abandonado, folhetos cobrem as cadeiras e o chão fica como após o término de partida de beisebol. Domina a sensação de vazio.


    Tabernáculo no convento agostiniano
    de Nossa Senhora das Graças,
    Ontário, Canadá
    E o Santíssimo Sacramento? Nas últimas décadas, a tendência foi levá-lo para uma sala à parte.

    O tabernáculo do novo estilo pode assemelhar-se a uma gaiola de passarinhos ou até a um totem, como no convento agostiniano de Nossa Senhora das Graças, em Ontário, Canadá.

    Outros são cilíndricos ou cônicos, conhecidos como "torres do sacramento".

    O ambiente em torno nada tem de sacral, acolhedor, nobre ou elevado, e não convida à adoração.

    Igrejas deliberadamente não-igrejas

    O que há na cabeça dos desenhistas desses "espaços de culto"? Rose reproduz axiomas de um maître-à-penser da arquitetura eclesiástica moderna, Edward Sövik.

    Este arquiteto luterano de Minnesota desenhou mais de 400 projetos para igrejas católicas e protestantes.

    Dois conceitos de templo e de Igreja: aqui acima a catedral de Albi, França

    Ele forjou o conceito de não-igreja, ou casa do povo: uma estrutura que poderia não ser uma igreja e onde o povo pode ter seu culto. Portanto, um recinto o mais descaracterizado possível, sem respeitabilidade nem beleza.

    Para Sövik, "se o local é reservado para a liturgia, logo vai ser interpretado como 'casa de Deus', vai ser visto como um lugar santo, enquanto outros locais serão vistos como profanos ou seculares" (U, 157). A santidade e a sacralidade da 'casa de Deus' é o mal a ser evitado!

    ... um outro conceito da religião e da igreja: conjunto paroquial 'S. Tiago Apóstolo', Ferrara, Itália
    O padre católico Richard Vosko, LDC da nova catedral de Los Angeles, EUA, explicou à imprensa que não quis criar um lugar sagrado, mas uma "forma arquitetônica que possa acolher formas rituais de uma religião, seja ela judaica, católica, muçulmana, ou não seja nada" (U, 170). Portanto, válida para qualquer crença ou erro: para falsos deuses!

    "Móveis e instrumentos simbólicos, pregou ainda Sövik, devem ser portáteis, variados, para serem trocados, mudados de lugar ou abandonados, na medida que o desejarem os paroquianos do futuro" (U, 157).

    Tudo deve ser perecível, banal, incapaz de transmitir tradições, tidas como um mal a evitar.

    continua no próximo post




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    Posted: 25 Jun 2013 09:00 PM PDT
    Altar-mor da catedral Santo Estévão de Viena, Áustria
    continuação do post anterior

    A igrejaarca de salvação está ordenada em função do presbitério, local do altar do sacrifício e do tabernáculo, que está dirigido para o Oriente.

    É o equivalente cristão ao Santo dos Santos dos hebreus, no deserto e no Templo de Salomão.

    O nível do presbitério é mais alto que o da nave. A ele se destinam os mais ricos materiais e a arte mais elaborada.

    Desta forma, lembra-se ao fiel que a Igreja é hierárquica, composta de membros diferentes, sendo Nosso Senhor a cabeça, representado pelo Papa, bispos e sacerdotes, e com os religiosos e leigos cumprindo suas funções na Igreja militante.

    O arquiteto Ralph Adams Cram explicou que "cada linha, cada massa, cada detalhe deve ser concebido e disposto para exaltar o altar, conduzir a ele" (U, 84).

    Outro elemento indispensável no presbitério é um Crucifixo, que o Abade Suger chamava de "estandarte da salvação".


    As funções do coro e dos vitrais nas igrejas

    Vitrais da capela de Nossa Senhora, catedral de Amiens, França
    O Concílio de Trento dispôs que o coro e os instrumentos ficassem na galeria acima do nártex. Não é desejável que músicos e coristas sejam visíveis.

    Eles devem ir à igreja como fiéis, e não como artistas. As "vozes desencarnadas" do coro evocam o canto dos anjos, proveniente de cima para baixo e ressoando de modo belo nas abóbadas da igreja.

    Os vitrais ocupam um lugar especial na arquitetura eclesiástica.

    O Abade Suger, na Idade Média, chamou-os "janelas radiantes que iluminam as mentes dos homens de maneira que, por meio da luz, possam chegar à percepção da luz divina".

    Ele dizia serem "sermões que tocavam o coração, através dos olhos, ao invés de entrar pelo ouvido" (U, 77). Toda outra forma artística no recinto sagrado, como pintura e escultura, está concebida para ser vista sob uma luz filtrada.

    O artista deve pintar com a luz de Deus, explica o Dr. Rose. Quando o sol se põe, através dos vitrais a luz projeta figuras multicolores no interior da igreja, criando uma sensação do além, uma faísca da beleza do Céu.

    Projeto de nova catedral de Belo Horizonte
    Projeto de nova catedral de Belo Horizonte
    O contraste do modernismo: igrejas "sem-rosto"

    A seguir, o autor fornece exemplos da revolução da arquitetura eclesiástica moderna em seu país, os EUA, e que apresenta casos análogos no Brasil.

    A igreja moderna não pode ser localizada a olho nu nem pelo som dos sinos. Uma sinalização Church Parking (estacionamento da igreja) avisa que a estrutura ao lado é uma "casa de culto", e o mapa confirma que é uma moderna igreja católica.

    A fachada dessa igreja é sem-rosto. Não evangeliza, não ensina, não catequiza. Até se confunde com outros prédios da rua.

    A fachada é sem-rosto porque concebida para ser só uma "pele da ação litúrgica", no linguajar da nova arquitetura. É uma estética agnóstica, que não reflete nem a tradição católica nem a História.

    Arquitetos e consultores de projeto litúrgico — LDC, sigla do inglês Liturgical design consultant — de igrejas modernas evitam os símbolos católicos como o Crucifixo ou a cruz latina.

    No máximo, quando colocam a cruz, ela aparecerá como um signo a ser decifrado –– por exemplo, na estrutura metálica que sustenta a vidraça exterior.

    Portas da catedral de Oakland, Califórnia,
    "falam" que o prédio não é sagrado
    Espaços interiores mudam, segundo o capricho da moda

    A arquitetura moderna apresenta portas semelhantes às de um prédio público ou supermercado.

    Sandra Schweitzer, LDC na renovação da catedral dos SS. Pedro e Paulo, em Indianápolis, EUA, explicou:

    "Substituímos as portas pesadas, grossas, de metal, pelas portas de vidro que dizem 'vocês são sempre bem-vindos aqui'" (U, 101). Essas portas inculcam a idéia de que o prédio não é sagrado, observa Rose.

    Após essas portas, a igreja moderna inclui um espaço vasto e vazio. É um local de reunião após a Missa, bem iluminado e despojado.

    Nossa Senhora Rainha da Polônia, Cracóvia.
    O monstruoso ateu em lugar do belo religioso
    Se há algum objeto de devoção, situa-se num canto, junto a um bebedouro, às toaletes ou a um telefone público. Nesse espaço pode encontrar-se uma fonte batismal estilo banheira.

    Nos anos 80, o progressismo exaltou o batismo de imersão. A forma preferida foi a sauna, conhecida pelo nome comercial Jacuzzi.

    Na verdade, como escreveu a consultora de desenho litúrgico Christine Reinhard, a pia batismal "desde o Vaticano II, tem girado um pouco por toda a igreja. De início, os litúrgicos julgavam fundamental que ela ficasse bem visível. Agora, o consenso é que a visibilidade é o menos importante..." (U, 105).

    Baptistério do conjunto paroquial Santo Inácio,
    Ampurias, Itália (projeto aprovado)
    pode ser interpretado como outra coisa.
    Um muda-muda caprichoso e errático, próprio de uma religiosidade em contínua evolução rumo ao ignoto.

    A partir dos anos 90, tornou-se moda incluir obras de arte temporárias de "símbolos universalmente reconhecíveis", como o pagão e gnóstico yin-yang, quadros de "modelos contemporâneos", de "testemunhas do batismo", projeções ou encenações.

    Os personagens e os temas vão mudando sobre um fundo laicizante ou esquerdizante: Martin Luther King ou o teólogo contestatário Hans Kung, por exemplo.


    continua no próximo post



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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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