Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






sexta-feira, 8 de novembro de 2013

[Catolicos a Caminho] BASILICA DE S. JOÃO DE LATRÃO Som !

 











  • BASÍLICA (de S. João de Latrão) 




LATRÃO 


Era este o nome de uma família distinta de Roma dos tempos imperiais e que ficou ligado a muitos acontecimentos importantes da História da Igreja. 

Esta família vivia no "Palácio de Latrão", que foi tomado por Nero e subsequentemente oferecido à Igreja pelo imperador Constantino Magno em 312. 

Desde então serviu como residência oficial dos bispos de Roma, isto é, os papas, até à sua destruição pelo fogo em 1308. 

Adjacente ao "Palácio de Latrão" o papa S. Silvestre (314-335), dedicou a Basílica de Latrão ao Salvador em 9 de Novembro de 324, designando-a como a Igreja especial do Bispo de Roma, portanto ficou a ser a Catedral da Diocese de Roma. 

Depois da sua restauração que começou no século X, foi dedicada no século XII a S. João Baptista, na altura em que lhe foi acrescentado o Baptistério com o mesmo nome. 

De 1123 a 1215 realizaram-se ali quatro Concílios Ecuménicos e depois de 1512 a 1517 o quinto concílio, chamados Concílios de Latrão. 

Comemora-se, portanto hoje, dia 9 de Novembro a consagração pública de uma Igreja, que passou a ser Basílica do Santíssimo Salvador, em 9 de Novembro de 324, no pontificado de S. Silvestre.(324-335). 

Essa Basílica como o Palácio de Latrão, foram uma oferta do Imperador Constantino, depois da sua conversão ao cristianismo.. 

Desde o século XII, passou a ser conhecida como Basílica Maior de S. João de Latrão em honra de S. João Baptista, na altura em que lhe foi acrescentado o Baptistério com o mesmo nome. 

Através da sua arquitectura, estatuária e arte, a Basílica De Latrão, simboliza a unidade do papa com o seu rebanho imediato de Roma e com todos os Cristãos que estão em comunhão com ele em todo o mundo. 

Por isso nós celebramos esta festa, não como observadores do exterior mas como membros do mesmo corpo, irmãos e irmãs, unidos pelo mesmo Espírito e chamados à antidade, 

Isto está bem esclarecido por uma inscrição gravada no Baptistério onde se lê : 

"Não existem barreiras entre os que são renascidos e tornados um só por esta única fonte, num só Espírito e uma só Fé". 

Foi reconstruída por Inocêncio X, (1644-1655) e Consagrada de novo por Bento XIII (1724-1730) em 1726 e, finalmente, alargada por Leão XIII (1878-1903). 

Esta Basílica é considerada a de maior dignidade em Roma e para todo o rito Romano. 

Ainda hoje a Catedral do Papa como bispo de Roma, não é S. Pedro do Vaticano, mas a Basílica de S. João de Latrão, em cujo Palácio viveram os papas até à completa construção de S. Pedro do Vaticano, que é Basílica, mas não é Catedral. 

IGREJA DE LATRÃO 

Chama-se Igreja de Latrão à Catedral do Papa como bispo de Roma. 

Está situada nos limites da antiga Roma e ainda dentro dos muros da Roma medieval, logo a seguir aos Portões Latranenses. 

A Igreja de Latrão foi um palácio real e basílica que pertenceu ao Imperador Constantino e sua família. 

Por alturas da sua conversão, em 313, Constantino deu o seu palácio e a Igreja adjacente, ao papa Melquíades (311-314). 

Ele construiu o palácio já depois de existir a basílica. 

O seu nome deriva de Plautinus Lateranus, que era um senador romano e que foi executado no tempo de Nero. 

Como Catedral do papa, Supremo Pontífice e Pastor da Igreja Universal, a Igreja ou Basílica de Latrão é a caput et mater omnium ecclesiarum (cabeça e mãe da todas as Igrejas). 

Foi dedicada sob o título de Santissimi Redemptoris (Santíssimo Redentor), e também de S. João Baptista. 

O nome por que é mais conhecida hoje é Basílica Patriarcal do Santíssimo Redentor e São João Baptista de Latrão. 

Há na Basílica de S. João de Latrão uma porta chamada a Porta Santa, que só se abre de 25 em 25 anos para marcar o início de um ano jubilar, ou Ano Santo. 



John
Nascimento 













__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo