Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[Catolicos a Caminho] NOVEMBRO MÊS DAS ALMAS (08) CONCURSO DIVINO Som !

 











  • NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS ! 




Por definição o Concurso Divino é o acto pelo qual, em virtude do princípio da criação continuada, Deus, como Causa Primeira, está relacionado com as suas criaturas finitas, como causas secundárias ou criadas no sentido de as preservar. 
Sem o Concurso Divino a actividade de toda a criação chegava ao seu termo. 
Todas as criaturas dependem absolutamente de Deus na sua verdadeira existência e, subsequentemente, na sua actividade. 




(08) - CONCURSO DIVINO, 


PROMESSA E VONTADE DE DEUS ! (8-XI-2013) 

................. 





Ao Concurso Divino também se dá o nome de Cooperação Divina. 

Está, portanto, integrado na Promessa de Deus. 



PROMESSA DE DEUS 

Quando se fala na Promessa de Deus é em referência à Aliança que Deus fez com o Povo Israelita através de Abraão e ao seu subsequente cumprimento na pessoa de Jesus Cristo. 

A Lei cumpriu-se em Cristo, que é o único herdeiro de uma herança que se chama "glória de Deus". 

Se alguém deseja também herdar o Reino, deve estar unido a Cristo; e assim terá a oportunidade de se tornar "co-herdeiro" com Cristo: 

- "Filhos e igualmente herdeiros, - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo - se sofremos com Ele, para sermos também glorificados com Ele". (Rom.8,17). 

- "E, se sois de Cristo, sois também descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa". (Gal.3,29). 

Ter parte na promessa do Reino é ter a plenitude da vida do Pai, através do Filho e com o Espírito Santo. 

- "Aqueles que foram chamados recebem a herança eterna que lhes foi prometida". (He. 9,15). 

- "Fostes marcados com o selo do Espírito Santo, que tinha sido prometido, o qual é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da Sua glória". (Ef.1,13-14). 

Diz o Catecismo da Igreja Católica : 

422. - ...Deus visitou o Seu povo e cumpriu as promessas feitas a Abraão e à sua descendência; fê-lo para além de toda a expectativa : enviou Seu «Filho muito amado". (Mc.1/11). 

O Concurso divino, está incluído na Vontade de Deus 



VONTADE DE DEUS 

Na Oração que o Senhor nos ensinou - o Pai Nosso - nós pedimos várias coisas e, entre elas, esta : 

- "Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Céu". 

E citando as Escrituras, diz o Catecismo da Igreja Católica : 

2822. - É vontade do Pai "que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade"(1 Tm.3,3-4). Ele "usa de paciência, não querendo que ninguém se perca"(2 Pe.3,9). O seu mandamento, que resume todos os outros e nos diz toda a verdade, é que "nos amemos uns aos outros como Ele nos amou" (Jo. 13,14). (cf.2823-2826). 

Conclui-se, portanto, que é preciso que Cristo seja anunciado a todos os homens, e que assim a Revelação chegue aos confins do mundo. (cf. CIC 74). 

No Antigo Testamento, Deus revelou-Se por mais do que uma vez, a mais do que a uma pessoa e por várias maneiras e, por fim, deu a Moisés, no Monte Sinai, o Decálogo ou os Dez Mandamentos, que são o conteúdo da Vontade de Deus. 

Portanto, fazem parte do Concurso Divino. 

2059. - Os Dez Mandamentos fazem parte da revelação que Deus fez de Si mesmo e da sua glória. O dom dos mandamentos é dádiva do próprio Deus e da sua vontade. Dando a conhecer a sua vontade, Deus revela-Se ao seu povo. 

O Concurso divino é absolutamente necessário para o plano da História da Salvação. 

Aos filhos de Zebedeu que pediam um lugar à direita e à esquerde de Jesus no seu reino, Jesus mostrou-lhes qual era a sua vontade, respondendo-lhes : 

- "O cálice que eu hei-se beber, haveis de o beber. Mas, sentar-se à Minha direita ou à esquerda, não me pertence concedê-lo : é para aquele a quem está reservado". 

Era esta a vontade de Deus. 

Portanto, se Deus quer que todos se salvem e dá a Sua graça na medida da nossa correspondência à Sua vontade, devemos empregar todos os meios de que a Igreja dispõe, para fazermos a vontade de Deus. 

E para ajudarmos as almas do Purgatório, devemos oferecer por elas, orações e boas obras para que também para elas, como para nós, o Concurso divino não seja em vão. 



John
Nascimento 















__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo