Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 7 de novembro de 2013

    CATEDRAIS MEDIEVAIS O gótico é o fruto de séculos de pregação dos santos




    CATEDRAIS MEDIEVAIS






    Posted: 05 Nov 2013 11:30 PM PST





    Catedral de Bourges, França



    Sobre a origem dos vários estilos de arte, eu tenho a seguinte impressão: 




    Quando há uma sociedade – eu chamo 'sociedade' o corpo social inteiro – que vive em uníssono, e que deseja muito uma mesma coisa, aparecem os artistas que, imbuídos do mesmo desejo, fazem o que a sociedade quer. 




    E a obra de arte é uma consonância de alguns homens dotados de um talento especial para transformar em obra de arte o que a sociedade deseja.




    Então, o que é que fez o gótico?




    Quem o fez? 




    Houve sem dúvida artistas.




    Mas, sobretudo, a prática da religião assídua, séria, reta, durante séculos, levou as almas a desejarem o gótico. 




    Em certo momento houve primeiro o artista, que não se sabe às vezes quem foi, que começou a desenhar o gótico.







    Mercado de Natal junto à catedral de Colônia



    Alguns defendem com fundamento que foi um monge beneditino cego, da abadia de Cluny, de nome Dom Gunzo.







    Em qualquer caso, quando o artista apresentou o plano, todo mundo disse: 




    "É mesmo!" 




    E o gótico se espalhou pelo mundo inteiro. 




    É que ele era o estilo desejado, aguardado. 




    É assim que eu qualifico o gótico: séculos e séculos e séculos de pregação feita pelos santos.







    Sainte-Chapelle, Paris



    No estilo românico os artistas foram trabalhando, para acabar dando no gótico. 




    Porque o gótico está em gestação no românico. 




    E o gótico nasceu quando as primeiras ogivas floresceram, na boa ordem do estilo românico.












    (Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, excertos de conferência proferida em 13/10/79. Sem revisão do autor).
























    You are subscribed to email updates from Catedrais Medievais

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. 

    Email delivery powered by Google 


    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo