Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 8 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] MARIA SEMPRE VIRGEM Som !

     











    • MARIA SEMPRE VIRGEM 




    A virgindade de Maria é professada no Credo dos Apóstolos.
    S. Lucas escreveu :
    - "Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria". (Lc. 1,26).
    A Virgindade de Maria na concepção e nascimento de Jesus já tinha sido anunciada no Antigo Testamento :
    - "Por isso, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a Virgem. concebeu e dá à luz um filho, e o chama Emanuel". (Is. 7,14).
    Para os primeiros cristãos esta profecia foi interpretada e aceite com referência a Maria na sua concepção virginal de seu filho, e S. Mateus interpreta assim as palavras de Isaías :
    - "Tudo isto sucedeu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor e anunciado pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho: e chamá-l'O-ão Emmanuel, que quer dizer "Deus connosco". (Mt.1,22-23).
    Não houve, portanto, nenhuma dúvida entre os primeiros crentes sobre a virgindade perpétua de Maria, como ensina o Catecismo da Igreja Católica :
    496. - Desde as primeiras formulações da fé (cf. S 10/64), a Igreja confessou que Jesus foi concebido unicamente pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, afirmando igualmente o aspecto corporal deste acontecimento : Jesus foi concebido "absque semine, ex Spíritu Sancto" (Sem o sémen do homem).(Conc.Latrão, em 649:DS.503). Os santos Padres vêem, na conceição virginal, o sinal de que foi verdadeiramente o Filho de Deus que veio numa humanidade como a nossa.
    Contra alguns descrentes que tivessem posto em dúvida a concepção virginal de Maria ao conceber e dar à luz Jesus, S. Basílio escreveu :
    - Os amigos de Cristo não toleram ouvir dizer que a mãe de Deus alguma vez deixasse de ser virgem.(329-379).
    Santo Ambrósio (339-397), escreveu um tratado completo para defender a perpétua virgindade de Maria.
    O papa S. Ciríaco (392), simplesmente declarou que Maria "foi sempre virgem".
    Diz o Catecismo da Igreja Católica :
    499. - O aprofundamento da fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade de Maria, mesmo no parto do Filho de Deus feito homem. Com efeito, o nascimento de Cristo "não diminuiu, antes consagrou a integridade virginal" de sua Mãe (LG 57). A Liturgia da Igreja celebra Maria como a "Aeiparthenos" a sempre virgem. (cf.CIC 502 a 507).
    Maria é a mãe de Cristo e a mãe da Igreja :
    - Esta associação de Maria com o Filho, na obra da salvação, manifesta-se desde a concepção virginal de Cristo até à sua morte. (LG 57). (cf.CIC 964).
    Depois da Ascensão Maria estava reunida com os Apóstolos e algumas mulheres :
    - "E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus e de seus irmãos". (Act. 1,14).(cf.LG 59; CIC 965).
    - "(Ela) cooperou de modo singular, com a sua fé, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É por essa razão nossa Mãe, na ordem da graça".(LG 61) cf. CIC 968).
    Maria é a imagem escatológica da Igreja :
    - "A Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro, assim também, na Terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o povo de Deus ainda peregrino". (LG.68). (c f. CIC 972; LG 48; CIC 1042).
    Enaltecendo a Virgem Maria, a Solenidade da Imaculada Conceição, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da humanidade, desfigurado pelo pecado.
    Assim, como na aurora se projecta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflete o poder do Salvador, que está para vir : a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido "remida de modo mais sublime (LG,53).


    John
    Nascimento 













    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo