Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (11) REGRESSO DA SAGRADA FAMÍLIA Som !

 














  • TEMPO DO ADVENTO! 




- (11) REGRESSO DA SAGRADA FAMÍLIA ! 







-"Morto Herodes, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, e disse-lhe : Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e vai para a terrra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do Menino".(Mt.2,19-20).


Enquanto o principal autor da narração de infância de Jesus, Mateus, é José, o centro das atenções é Jesus e Sua mãe.
Esta expressão "Jesus e Sua mãe" aparece muitas vezes na narração da infância de Jesus, e lembra o papel central da mãe do rei no nascimento e coroação de David, rei de Judá.
A mãe do rei encontra-se no Livro dos Reis, que sempre a menciona pelo seu nome na introdução de cada rei que reina em Judá.
Por exemplo, a respeito do rei Joás, que reinou quarenta anos em Jerusalém, diz o 2º Livro dos Reis :
- "A sua mãe chamava-se Sébia, natural de Bersabeia".(2 Reis. 12,1).
O mesmo se diz de Amasias, rei de Judá :
- "A sua mãe chamava-se Joadan, natural de Jerusalém".(2 Reis. 14,3).
A rainha mãe era entronizada com o rei e tinha uma posição de grande honra e dignidade como rainha e muitas vezes até depois :
- "Betsabé, foi, pois, ter com o rei Salomão para lhe falar em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir ao seu encontro, saudou-a com profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para sua mãe, e ela sentou-se à sua direita".(1 Reis.2,19).
Assim também, Maria, a mãe do Messias devia ter um papel central no reinado inaugurado pelo Cristo que acabava de chegar.
A história de Mateus sobre as origens de Jesus, acaba assim com outro sonho de José, desta vez para lhe dar as melhores notícias, sobre o seu regresso às terras de Isarel sem qualquer perigo.
Então, todos aqueles que pretendiam matar Jesus, já tinham morrido.
Mas José teve ainda um sobressalto, quando teve conhecimento que Herodes Arquelau, igualmente impiedoso como seu pai Herodes, tinha sucedido a seu pai como rei, e em vez de ir para Belém, foi para a Galileia.
Assim a sebedoria de José é um conjunto de sonhos e de senso comum, bem como o conhecimento do mundo e das Sagradas Escrituras.
Uma vez mais Mateus recorre ao Antigo Testamento para explicar melhor as origens de Jesus e de como Ele se tornou Nazareno.
Um dos líders do povo judeu foi Sansão, um homem simples, um Nazareno da Província da Galileia.
As ligações entre o Antigo e Novo Testamento continuam de modo que um está absolutamente dependente do outro.
A nossa sabedoria não nos vem através de sonhos, mas temos muito a aprender do Antigo e Novo Testamento, que são a Palavra de Deus revelada aos homens. 






John
Nascimento 











__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo