Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (12) APRESENTAÇÃO DE LUCAS Som !

     













    • TEMPO DO ADVENTO!




    -(12) APRESENTAÇÃO DE LUCAS !





    -"Já que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram(...) resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expor-vos por escrito e pela sua ordem, ilustre teófilo, a fim de que reconheças a solidez da doutrina em que fostes instruído". (Lc.1,1-4)..




    O Evangelho de Lucas começa com uma longa e bem ordenada explicação em linguagem de muito bom estilo.
    Serve-se, para isso de prólogos encontrados em trabalhos culturais de escritores gregos mais modernos.
    Lucas quer que o seu trabalho seja considerado em paralelo com esses escritores. 
    O seu trabalho revela também que ele tinha uma educação superior e era mestre na literatura artística.
    Nos seus escritos, qualquer pessoa, desde pouco literada até aos governadores Romanos, falam a mesma língua grega de boa qualidade.
    O prólogo do seu Evangelho também nos revela os métodos de trabalho e os desejos do seu autor.
    Primeiro, ele faz questão de explicar que não foi testemunha da vida de Jesus e que outros já relataram a Sua vida.
    Mas diz que vai investigar tudo cuidadosamente, desde o princípio e o seu desejo é pôr tudo por ordem para que reconheçam com solidez e fiquem instruídos sobre a doutrina.
    O sentido da palavra grega que se traduz por "cuidadosamente" não significa que ela ponha tudo pela sua ordem cronológica.
    O sentido é o de que, ao narrar os vários episódios numa sequência, as pessoas acreditem que ele fala verdade.
    Lucas dirige o seu Evangelho a um "ilustre Teófilo".
    Evidentemente Teófilo é o nome de uma pessoa, mas também se pode traduzir do grego como o "amigo de Deus", e assim, pode dirigir-se a todos os que queiram ser amigos de Deus.
    O que está bem claro é que Lucas pretende assegurar aos seus leitores Gentios, qual é a sua identidade, como Gentio e um elemento do povo de Deus (a Igreja).
    Na verdade, para escrever um Evangelho, sem ter sido testemunha da vida de Jesus, e sabendo que outros, que foram testemunhas da vida de Jesus e já escreveram outro Evangelho, requer uma investigação cuidadosa, baseada em pessoas que foram testemunhas de vários episódios da vida de Jesus, e especialmente baseado na pregação dos Apóstolos, incluindo nomeadamente Paulo.
    Lucas e Mateus são os únicos Evangelistas que descrevem a infância de Jaesus, com notas específicas de cada um deles, e ambos merecem a nossa confiança, além do mais, por serem inspirados pelo Espírito Santo.
    Nós sabemos que foi também Lucas que escreveu os Actos dos Apóstolos que são quase exclusivamente uma biografia de Paulo.
    Quando Lucas acabou de escrever os Actos dos Apóstolos Paulo estava já prisioneiro em Roma e foi de lá também que Paulo escreveu a sua 2ª Carta a Timóteo.





    John
    Nascimento















    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .


    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo