Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






sábado, 14 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (14) O SEU NOME É JOÃO Som !

 














  • TEMPO DO ADVENTO! 




-(14) O SEU NOME É JOÃO 





-"Então, por sinais perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Este, pedindo uma placa, escreveu : O seu nome é João. E todos se admiraram. Imediatamente abriu-se-lhe a boca, a língua se lhe desprendeu e começou a falar, bendizendo a Deus". (Lc.1,63). 


Como nós sabemos, Zacarias tinha ficado mudo, como sinal da mensagem do anjo, e não poderia falar até que se realizasse essa mensagem que era o nascimento de João.
Mas como ninguém sabia disto, logo que João nasceu era preciso encontrar o nome que se lhe havia de dar.
E depois de várias hipóteses sem resultado, tentaram perguntar ao pai, que imdediatemente resolveu todas as dúvidas, com certa apreensão, porque logo começou a falar e a bendizer a Deus e, certamente explicou como tudo tinha acontecido, de tal modo que as pessoas ficaram muito surpreendidas :
- "Quantos os ouviam, retinham-nos na memória e diziam a si próprios : Quem virá a ser este menino? E, de facto, a mão do Senhor estava com ele".(Lc.1.667).
Os pais de João, Zacarias e Isabel, consideravam o Antigo Testamento como um modelo, de que já tinham alguma experiência.
Deus tinha ultrapassado e resolvido a esterilidade e vergonha de Isabel, apesar da sua idade, para lhe dar um filho, como tinha já acontecido noutros casos do Antigo Testamento.
Assim aconteceu com Isaac, filho de Abraão e Sara.
Assim aconteceu com Rebeca, esposa de Isaac, e com as mães de Sansão e de Samuel.
O autor deste Evangelho quer assim fazer ver que Deus continua o seu trabalho no caso de João Baptista.
Devemos lembrar-nos, através desta narração do nascimento de João, que o Evangelho de Lucas começa e acaba em Jerusalém.
Não havia, naquela altura, outro lugar na terra, mais representativo da promessa e da presença de Deus, que Jerusalém.
Ordinariamente era uma prática comum em Jerusalém, os sacerdotes do Templo, depois das suas funções litúrgias, sairem para junto do povo para fazerem as suas preces e dar as suas bênçãos como consta do Antigo Testamento em que o Senhor, falando a Moisés, disse :
- "Fala assim a Aarão e aos seus filhos : Que o Senhor te abençoe e te proteja! Que o Senhor faça resplandecer a Sua face sobre ti e te seja benevolente! Que o Senhor dirija o Seu olhar para ti e te conceda a paz!".(Num.6,23-26).
No caso de Zacarias, ele não podia abençoar o povo, por não poder falar, o que foi reparado como sendo muito estranho :
- "Quando saiu, não lhes podia falar e eles compreenderam que havia tido uma visão, no santuário. Fazia-lhes sinais e continuava mudo".(Lc.1,22).
Para Lucas a bênção do sacerdote do Templo será dada na conclusão do seu Evangelho em Jerusalém por Cristo ressuscitado, imediatamente antes de subir ao céu :
- "Depois levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu. E eles, depois de O terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande alegria".(Lc,24,50-52).
E voltando à mensgem do anjo a Zacarias, essa cena termina com a sua volta para casa e com a conceição de Isabel, ainda que Zacarias se não possa explicar.
Em contraste com Zacarias, Isabel reconhece imediatamente o que Deus fez por ela contra todas as expectativas, e também ela ora a Deus.
E ainda Lucas apresenta esta especial garvidez de uma mulher idosa e estéril ao lado de um sacerdote do tempo que fica mudo por nove meses, como modelos de todos aqueles que sinceramente confiam em Deus.
De um ventre estéril sairá um profeta de Deus; uma língua muda falará para dar graças a Deus, porque Deus não faz acepção de pessoas e o Seu poder faz maravilhas.
Um convite para todos nós, para que, contra todas as expectativas, contra todas as ameaças à nossa fé e à nossa sagrada religião, confiemos sempre em Deus. 




John
Nascimento 











__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo