Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 11 de maio de 2014

    [Catolicos a Caminho] BOM PASTOR Som !















    • BOM PASTOR 





    Esta expressão de Bom Pastor, está fundamentada na Parábola do Bom Pastor que nos é apresentada por S. João e em que Cristo se identifica com o Bom Pastor : 


    - "Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas". (Jo.10,11). 


    - "Eu sou o Bom Pastor : conheço as Minhas ovelhas e as Minhas ovelhas conhecem-Me". (Jo. 10,14). 


    O tema do Pastor é um dos mais antigos da Bíblia, a começar, portanto, pelo Antigo Testamento, uma vez que, desde o princípio dos tempos os homens, ou trabalhavam os campos ou eram pastores. 


    Quando se falava que Deus era o Pastor, isso simbolizava que se devia renunciar ao mundo para O seguir. 


    * Assim, os profetas anunciaram Deus como o Pastor : 


    - "Os teus Pastores serão arrastados pelos ventos, e os teus amigos serão levados para o cativeiro". (Jer.22,22). 


    * E anunciaram ainda Deus como o Messias - Pastor : 


    - "Dar-vos-ei Pastores segundo o Meu coração, que vos apascentarão com inteligência e sabedoria". (Jer.3,15). 


    Isto tornou-se evidente em vários aspectos relacionados com os Pastores ; 


    * Na Sua Justiça : 


    - "Quando o Filho do Homem vier na Sua glória, acompanhado por todos os Seus Anjos, sentar-Se-á então, no Seu trono de glória. Perante Ele reunir-se-ão todas as nações e Ele apartará as pessoas umas das outras, como o Pastor aparta as ovelhas dos cabritos". (Mt.25,31) . 


    * Na Sua força : 


    - "E quando o Príncipe dos Pastores aparecer, recebereis a coroa de glória que jamais se ofuscará".(1 Pe.5,4). 


    * No Seu sacrifício como Cordeiro : 


    -"Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas". (Jo.10,11). 


    * Apascentar o Seu rebanho, passou de Cristo para os Seus Apóstolos e para a Sua Igreja : 


    - "Símão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes ? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta os Meus cordeiros" ... (Jo.27,15). 


    - "Apascentai o rebanho que Deus vos confiou, velando por ele, não constrangidos, mas de boa vontade".(1 Pe. 5,2). 


    * Ele imolar-Se-á a Si mesmo pelos homens : 


    - "E o Deus da paz que, pelo sangue da Aliança eterna, ressuscitou dos mortos, o grande Pastor das ovelhas, Jesus Cristo, nosso Senhor, vos torne aptos para todo o bem, afim de que façais a Sua vontade"... (Heb. 13,20). 


    Há, portanto, um triplo significado ou simbolismo, ligado ao Bom Pastor : 


    1) - A Parábola do Bom Pastor apresentada por S. João. 


    2)- Jesus aplicou a Si mesmo a Parábola do Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas. 


    3)- Domingo do Bom Pastor. Quando a Liturgia da Palavra se fazia num só ciclo anual, o 3° Domingo da Páscoa era considerado o Domingo do Bom Pastor, porque era nesse domingo que se lia a Parábola do Bom Pastor. 


    Nesse dia se prestava também uma familiar homenagem ao Pároco, como o Pastor do seu pequeno rebanho. 


    Presentemente, com a celebração da liturgia da Palavra em três ciclos, é no 4° Domingo da Páscoa que se faz referência ao Bom Pastor nos três ciclos e é esse, portanto, o Domingo do Bom Pastor. 


    Outras referências do Novo Testamento ao Pastor : 


    - … pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem Pastor. (Mt.9,36). 


    - Ferirei o Pastor e as ovelhas do rebanho dispersar-se-ão. (Mt.26,31). 


    - Jesus.. compadeceu-Se deles, porque eram como ovelhas sem Pastor.. (Mc.6,34). 


    - Na mesma região, encontravam-se uns Pastores… (Lc.2,8). 


    - Quando os Anjos se afastaram deles, os Pastores disseram… (Lc.2,15). 


    - Todos os que ouviram se admiraram do que lhes disseram os Pastores. (Lc.2,18). 


    - E os Pastores voltaram glorificando e louvando a Deus... (Lc.2,20). 


    - Aquele que entra pela porta é Pastor. (Jo.10,2). 


    - Mas o mercenário, que não é Pastor... (Jo.2,12). 


    - …ouvirão a Minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. (Jo.10,16). 


    - …éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao Pastor (1 Pe.2,25) 


    Referindo-se a Cristo Pastor das ovelhas, diz o Catecismo da Igreja Católica : 


    754. - "Assim a Igreja é o redil, cuja única porta e necessário Pastor é Cristo. (Jo.10,1-10). E também o rebanho, do qual o próprio Deus predisse que seria o Pastor, e cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são contudo guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom pastor e príncipe dos pastores, o qual deu a vida pelas suas ovelhas. 


    E referindo-se a Cristo Bom Pastor diz o Catecismo da Igreja Católica : 


    764. - ..O germe e começo do Reino é o "pequeno rebanho" .(Lc.12,32) daqueles que Jesus veio convocar em volta de Si e dos quais é pastor. Eles constituem a verdadeira família de Jesus... 


    Para todos aqueles que desempenham a sua missão sacerdotal, como os Bons Pastores da Igreja, vão os nossos votos de um fecundo apostolado com as maiores bênbçãos de Deus e os melhores frutos para todos os que se consideram as ovelhas dos seus rebanhos.. 






    John

    Nascimento 

















    __._,_.___





    • 



    • 


    • 


    • 







    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com






























    .




    __,_._,___



    -->

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo